Avanços na Saúde Bucal Infantil no Brasil: Mais crianças livres de cárie dental

Avanços na Saúde Bucal Infantil no Brasil: Mais crianças livres de cárie dental

O Ministério da Saúde do Brasil está comemorando avanços na saúde bucal das crianças, conforme revelado pelos resultados da pesquisa nacional de saúde bucal SB Brasil 2020/2023. O estudo destacou que 53,17% das crianças de 5 anos não têm cáries, um aumento de 14% em relação à pesquisa anterior de 2010, que registrava 46,6% de crianças livres da doença. Esses dados refletem melhorias substanciais nas condições de saúde bucal das crianças brasileiras ao longo dos anos.

O programa Brasil Sorridente, implementado desde 2004, desempenhou um papel muito importante nesses avanços, oferecendo cuidados odontológicos através do Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente focado na redução da extração dentária para a promoção da saúde bucal, o programa expandiu suas ações para incluir medidas de prevenção, recuperação e promoção da saúde bucal, como a fluoretação das águas de abastecimento público.

Além disso, o governo brasileiro reforçou seu compromisso com a saúde bucal ao incluir a Política Nacional de Saúde Bucal na Lei Orgânica da Saúde em 2023, garantindo assim que todos os brasileiros tenham acesso a cuidados odontológicos de qualidade. Investimentos substanciais têm sido feitos para expandir o acesso aos serviços odontológicos, incluindo a criação de unidades móveis e centros especializados em regiões menos assistidas.

O seminário em comemoração aos 20 anos do programa Brasil Sorridente destacou os progressos alcançados e delineou futuras estratégias para garantir que a saúde bucal continue sendo uma prioridade nacional. Isso inclui o aumento do investimento financeiro e a implementação de políticas públicas mais eficazes, visando atingir todas as faixas etárias da população brasileira de forma integral e inclusiva.

Fonte: Ministério da Saúde

Redação068

Notícias do Acre