Acre é reconhecido como segundo estado em transformação digital no Brasil
O Acre foi reconhecido pelo segundo ano consecutivo entre os estados que mais avançaram em transformação digital no Brasil, segundo o Prêmio Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital. “Este é o segundo ano consecutivo que o Acre fica entre os três estados do Brasil que mais avançaram em transformação digital”, afirmou o governador Gladson Cameli durante a cerimônia de premiação, realizada no Rio de Janeiro.
O evento, que ocorreu na 51ª edição do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop), contou com a participação de Cameli, do secretário de Estado de Administração, Paulo Roberto Correia, e de servidores da Diretoria de Modernização Tecnológica. Na premiação deste ano, o Acre ficou em segundo lugar, atrás do Piauí, que conquistou a primeira colocação, seguido por Tocantins.
O Prêmio Abep-TIC é promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) e avalia o nível de maturidade digital dos estados. A avaliação é baseada em 35 critérios, distribuídos em três dimensões: capacidades para a oferta digital de serviços, oferta de serviços digitais e normatização sobre modernização para a oferta de serviços públicos.
O avanço do Acre na área digital teve início em março de 2023, quando o governo estadual, por meio da Secretaria de Administração (Sead), regulamentou o Programa de Governo Digital. O programa foi incorporado ao Plano Plurianual 2024/2027, assegurando seu alinhamento estratégico e continuidade. Nesse período, também foi lançada uma nova versão do portal ac.gov, com foco no atendimento ao cidadão, ampliando a oferta de serviços digitais e de agendamento.
Atualmente, o portal oferece 14 serviços agendáveis e mais de 170 serviços digitais, com expectativa de aumento nos próximos meses. Entre os serviços digitais, destacam-se o Protocolo Online e a Carta de Serviços, que reúne mais de 680 opções cadastradas, facilitando o acesso do cidadão às informações sobre os serviços prestados pelo governo estadual.
Márcio Barros, diretor de Modernização da Sead, reforçou o compromisso do governo em seguir ampliando os serviços digitais. “Nosso processo é contínuo e a meta é avançar cada vez mais nos serviços digitais”, afirmou Barros.
O reconhecimento por meio do Prêmio Abep-TIC destaca o empenho do governo do Acre em modernizar a administração pública e melhorar a prestação de serviços aos cidadãos, posicionando o estado como uma referência em transformação digital no Brasil.
Fonte: Agência de Notícias do Acre / Secom