Ministério da Saúde destaca aumento de transplantes de córneas no Acre em 2024

Ministério da Saúde destaca aumento de transplantes de córneas no Acre em 2024

O Ministério da Saúde anunciou, como parte da campanha “Setembro Verde”, um aumento no número de transplantes de córneas realizados no estado do Acre em 2024. A campanha visa conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. De janeiro a junho deste ano, foram realizados 38 transplantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, sendo 30 de córneas e oito de fígado, superando os números de 2023.

Em nível nacional, o SUS realizou 14.352 transplantes no primeiro semestre de 2024, representando um aumento de 3,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desses, 4.580 foram transplantes de órgãos sólidos e 8.260 de córneas, além de 1.512 transplantes de medula óssea, considerados tecidos.

O Sistema Nacional de Transplantes (SNT), considerado o maior programa público de transplantes do mundo, é responsável por regulamentar e monitorar todo o processo de doação no Brasil. Atualmente, 88% do financiamento desse sistema é custeado pelo SUS, que conta com 728 estabelecimentos habilitados para a realização de transplantes em todo o país.

A coordenadora-geral do SNT, Patrícia Freire, destacou que o processo de doação é complexo e requer ações que levem em consideração a diversidade da população brasileira. Segundo Freire, novos projetos estão em andamento para aprimorar o sistema e garantir que o Brasil continue a se destacar no cenário mundial de transplantes nos próximos dois anos.

Além do aumento nos números, uma iniciativa recente permite que os cidadãos expressem sua vontade de doar órgãos por meio de uma plataforma eletrônica. A Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), implementada em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Cartório Notarial do Brasil, possibilita que essa decisão seja registrada digitalmente nos cartórios nacionais.

Em termos de investimento, mais de R$ 718 milhões foram destinados aos procedimentos de doação e transplante até junho deste ano, com outros R$ 46 milhões reservados para o funcionamento das centrais de transplante e outros projetos relacionados ao SNT.

Foto: Secom/Agência de Notícias do Acre

Redação068

Notícias do Acre