Aleac realiza homenagem ao IDAF por contribuições ao desenvolvimento e sustentabilidade no Acre
A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou, na manhã desta sexta-feira, 29 de novembro, uma sessão solene em homenagem ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF). A cerimônia foi proposta pela Mesa Diretora da casa e destacou as contribuições do instituto no desenvolvimento econômico e na preservação ambiental do estado.
O evento contou com a presença de parlamentares, representantes do governo, servidores do IDAF e convidados, que abordaram a atuação do instituto em defesa sanitária, controle ambiental e certificação de produtos agropecuários.
O deputado Eduardo Ribeiro (PSD), que presidiu a sessão, ressaltou o impacto do IDAF na agricultura, pecuária e na gestão florestal do Acre. Ele defendeu a valorização dos servidores e o aumento no quadro de funcionários do instituto.
Representantes do IDAF, como Dr. Alan Palu, chefe da Divisão de Defesa Animal, destacaram o papel dos servidores no crescimento do instituto e nos avanços conquistados, como o reconhecimento internacional do Acre como Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, alcançado em 2019.
Empresários locais também reconheceram o apoio técnico do IDAF. Paulo Eduardo Santoyo, diretor-presidente da Acreaves, enfatizou as melhorias no setor avícola, enquanto Gildemar dos Santos, da empresa Mel Bonal, relatou a importância da certificação de produtos locais.
Durante a solenidade, o diretor-presidente do IDAF, José Francisco, destacou inovações implementadas pelo instituto, como o sistema SISDAF, e os investimentos em tecnologia e inteligência artificial. Ele também mencionou a dedicação dos servidores em áreas como sanidade animal e vegetal.
O evento incluiu uma homenagem póstuma ao servidor Pedro Arruda Campos, reconhecido por sua contribuição ao instituto desde sua criação em 2003. Sua família recebeu um tributo em reconhecimento ao seu legado profissional.
A sessão destacou a importância do IDAF para a economia e a preservação ambiental do Acre, valorizando e reconhecendo o trabalho conjunto entre governo, setor privado e servidores faz a diferença.
Fonte: Agência Aleac Fotos: Sérgio Vale