Última Plenária do Consea em 2024 aborda avanços na segurança alimentar e políticas públicas

Última Plenária do Consea em 2024 aborda avanços na segurança alimentar e políticas públicas

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) realizou sua última plenária de 2024 em Brasília, encerrando o ciclo anual com um balanço das políticas públicas implementadas para combater a fome no Brasil. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou a retirada de 24 milhões de brasileiros da insegurança alimentar em menos de um ano.

Wellington Dias ressaltou a consolidação das políticas públicas e a importância do Consea na formulação de um sistema de segurança alimentar. O ministro mencionou ainda a atuação do Brasil no cenário internacional, com iniciativas como a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A plenária contou com a presença do ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e da presidenta do Consea, Elisabetta Recine. Márcio Macêdo reconheceu o papel da sociedade civil na retirada de milhões de brasileiros da fome. Elisabetta Recine enfatizou o apoio do governo ao Consea e o papel da participação social na formulação de políticas públicas.

A secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Valéria Burity, apresentou o balanço do Plano Brasil Sem Fome. Segundo Burity, o governo assumiu com 33 milhões de pessoas em situação de fome, e os resultados alcançados reduziram esse número em mais de 24 milhões.

A plenária também incluiu discussões sobre o 3º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que está em fase de elaboração e busca garantir a continuidade dos avanços no longo prazo. O Consea terá uma nova composição em fevereiro de 2025, com renovação da representação da sociedade civil.

Fonte: Assessoria de Comunicação – MDS – Foto: Roberta Aline / MDS

Redação068

Notícias do Acre