Gladson acerta no Meio Ambiente com a nomeação de Julie Messias

Gladson acerta no Meio Ambiente com a nomeação de Julie Messias

Gladson Cameli acerta em seu segundo mandato e corrige um erro do seu primeiro mandato como governador do Acre: ao nomear Julie Messias como a nova secretária de Meio Ambiente, Gladson finalmente dá a devida importância para essa temática.

Julie é um perfil técnico, que conhece de perto a realidade das famílias moradoras das florestas e também da burocracia nacional e internacional da gestão ambiental. Natural de Cruzeiro do Sul, conhece o Acre de ponta a ponta,aliando com a experiência no âmbito internacional, após diversas participações em conferências da ONU para o Meio Ambiente, as COPs, e outros eventos, como o recente 15ª Conferência de Biodiversidade das Nações Unidas, (COP15), na qual chefiou a delegação brasileira.

Recentemente, o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, anunciou a liberação de mais 35 milhões de euros para o programa Fundo Amazônia, tema que foi debatido inicialmente na COP27, no Egito, em 2022, tendo Julie, então secretária de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, a frente das negociações. A boa relação com os países e instituições parceiras do Brasil é uma marca da gestora, que sempre contribuiu nos debates tanto do Acre, como do país, durante diversas COPs.

Julie esteve no Ministério do Meio Ambiente desde fevereiro de 2021, primeiramente como Diretora, depois como secretária de Biodiversidade. Já atuou também no primeiro mandato de Gladson Cameli, no governo do Acre, como Diretora Executiva do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), inclusive, uma das responsáveis pela recriação do órgão, junto ao governador. Ainda foi responsável pela política de governança climática do estado de Rondônia.

Com este currículo, a nova secretária de Meio Ambiente do Acre terá um grande desafio, retomar o protagonismo do estado neste tema, com execução de programas de proteção florestal, recuperação de áreas degradadas, avanços no Cadastro Ambiental Rural e principalmente, fomento de uma nova economia sustentável.

O Governo de Gladson tem a tarefa de reduzir os índices de desmatamento, que aumentaram muito em sua gestão. A partir de 2019, esse índice anual passou a subir cada vez mais, começando em 706.9 km²; já em 2020, subiu para 660.7 km²; 892.1 em 2021 e chegando a 950.7 km² em 2022. Os dados são do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), atualizados no último dia 30 de novembro.

Vale ressaltar que a nomeação de Julie foi uma conquista de Gladson, pois eram inúmeras as propostas de outros estados e países que esperavam contar com a experiência da gestora. Com isso, o governador dá um primeiro passo para a retomada na questão ambiental, finalmente, com um quadro com conhecedor da temática, que poderá ampliar e fortalecer as alianças do Acre com o governo Federal e com os diversos parceiros nacionais e internacionais. Afinal, cuidar da Amazônia e de seus moradores é um dever de todos.

Redação068

Notícias do Acre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *