Fake news e segurança nas escola: Comissão de Segurança da Aleac se reúne com secretários para tratar do tema
Membros das Comissões de Segurança Pública e Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), se reuniram para falar das ameaças e dos ataques violentos nas escolas públicas e das fake News que vem causando pânico na população.
Com o objetivo de colaborar e buscar soluções para a prevenção de ataques nas escolas por meios que assegurem a segurança das crianças e professores.
Presente o Coronel José Américo Gaia, secretário de Segurança Pública, relatou uma série de ações que estão sendo realizadas pelo órgão com o objetivo de prevenir qualquer tipo de ataque violento às escolas do Estado.
Ele confirmou que mais de 20 perfis já foram derrubados nas redes sociais e o pedido de não compartilhamento e não curtir segue mantido contra as mensagens de ódio e violência.
O presidente da Comissão de Segurança, deputado Arlenilson Cunha (PL), deu início a reunião destacando a importância do debate. Ele frisou ainda que nos últimos meses, o número de ameaças, ataques e outros tipos de violência voltadas às escolas aumentou no Brasil.
o secretário de Educação, Aberson Carvalho, disse que a escola não pode se tornar um presídio. Para ele, o momento exige cautela e cuidado dos órgãos competentes, mas a educação não pode perder a sua essência.
“A escola está dentro da comunidade, e a comunidade dentro da escola. Nós não podemos perder esse sentimento do ambiente escolar. O momento exige cuidado, mas não podemos perder a essência da educação. Todas as nossas escolas são de muro baixo, são abertas para a rua principal. Por isso nossas escolas são integradoras, nossas comunidades vivenciam a realidade escolar diariamente e nós não podemos perder isso”, disse.
Agência Aleac / Fotos: Sérgio Vale