Prefeito Bocalom busca trata com a Caixa sobre liberação do FGTS aos atingidos pela alagação

Prefeito Bocalom busca trata com a Caixa sobre liberação do FGTS aos atingidos pela alagação

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu na manhã desta terça-feira (25), em seu gabinete, os superintendentes da Caixa Econômica Federal (CEF) Thiago Araújo e Ismael Lima, para tratarem sobre o processo e a logística da liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as pessoas atingidas pela alagação deste ano.

Segundo o coordenador municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, neste momento, a prefeitura está trabalhando junto a Caixa, nas áreas atingidas pela alagação, para fazer um levantamento de pessoas que têm direito ao FGTS e deu uma estimativa que devido ao tamanho do desastre, mais de 12 mil pessoas façam jus ao benefício.

O coordenador explicou ainda que, em pelo menos oito dias, todo o sistema da Caixa estará alimentado com os bairros, ruas, logradouros e número dos móveis que foram atingidos pela cheia, para em seguida realizar a liberação do aplicativo para que as pessoas possam fazer a solicitação do saque on-line. Aos que tiverem dificuldade, a prefeitura junto à Caixa estará montando uma base presencial para prestar o auxílio.

“Se a pessoa não consegue comprovar o endereço, nós faremos vistoria in loco verificando e emitindo declarações de maneira que possa comprovar que tem realmente direito ao benefício do FGTS”, explicou.

De acordo com o superintendente de rede da Caixa, Thiago Araújo, a reunião entre as instituições serviu para unir forças e ganhar celeridade no processo de liberação do FGTS.

“Todo o mapeamento está sendo feito pela prefeitura. Resta agora a Defesa Civil incluir os dados no sistema para que possamos ter ideia dos locais que foram atingidos, incluir os dados no sistema e iniciar o pagamento para as pessoas atingidas”, disse.

O prefeito Tião Bocalom explicou que no primeiro momento a gestão teve que fazer o socorro das famílias atingidas, acolhê-las e posteriormente auxiliá-las na volta para casa. Só agora está sendo possível realizar o levantamento das informações necessárias para a liberação do FGTS.

“Nós fizemos as duas que tinham que ser feitas. Uma coisa que eu pedi, nessa reunião, é que sejamos rápidos nas informações para que a Caixa possa liberar o FGTS para essa população que tanto sofreu”, disse.

Também estiveram presentes na reunião, o secretário municipal da Casa Civil (SMCC), Valtim José e o secretário municipal de Finanças (Sefin), Wilson Leite.

Com informações da Assessoria

Redação068