Ação do Gabinete Militar reforça segurança de Tião Bocalom após ameaças
O chefe do Gabinete Militar da Prefeitura de Rio Branco, coronel Ezequiel Bino, esteve na sede da Polícia Federal nesta quarta-feira, 16, para fornecer informações e solicitar apoio nas investigações sobre ameaças de morte contra o prefeito Tião Bocalom. As ameaças chegaram ao gabinete militar através da Polícia Civil, que também já havia iniciado medidas de investigação. “Olha, essas ameaças chegam ao gabinete militar por meio da chefia da Polícia Civil, o doutor Henrique. Ele nos alertou a respeito da existência dessa ameaça à vida do prefeito”, afirmou Bino.
Em resposta às ameaças, a segurança do prefeito foi reforçada, com mudanças no seu local de residência e suspensão de algumas agendas. “Na noite de ontem tiramos ele do domicílio, colocamos ele em outro lugar para ter mais tranquilidade e suspendemos algumas agendas de ontem e de hoje, para que nós déssemos tempo aos órgãos de investigação para apurar a real procedência dessa ameaça”, disse o chefe do Gabinete Militar.
Além disso, Bino destacou que o prefeito conta agora com um aparato de segurança triplicado. “O prefeito anda com um aparato de segurança dia e noite. O que nós fizemos foi reforçar. Então hoje nós trabalhamos com um número triplicado de policiais e estamos evitando neste momento algumas agendas externas”, afirmou.
O coronel Bino também ressaltou a importância do envolvimento da Polícia Federal nas investigações, dada a gravidade do caso. “Pela gravidade das ameaças, a gente gostaria muito de que a Polícia Federal, pelos mecanismos eficientes de investigação que tem, também se envolvesse.”
Sobre as possíveis motivações das ameaças, Bino não descarta nenhuma possibilidade, mas esclareceu que até o momento não há evidências de conotação política. “As informações que nós temos até agora não nos permitem fazer. Não tem conotação política. Não, acreditamos que não.”
O prefeito Tião Bocalom, apesar da gravidade da situação, está tranquilo, segundo Bino. “Olha, o prefeito é uma pessoa experiente, mas entende que é uma denúncia grave, mas está tranquilo, né, por conta do esquema que a gente preparou.”