Acre firma acordo para uso de inteligência artificial no combate à criminalidade
O governo do Acre firmou um acordo com a empresa japonesa Singular Perturbations Inc. para implementar inteligência artificial no combate à criminalidade. O acordo foi oficializado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e o estado se tornou o primeiro da região Norte a adotar essa tecnologia. O sistema de inteligência artificial será utilizado para analisar dados em tempo real, identificar padrões de comportamento e auxiliar na previsão de crimes e na otimização das operações policiais.
Segundo José Américo Gaia, secretário de Segurança Pública, a inteligência artificial permitirá o uso de algoritmos preditivos que ajudarão a prever locais e horários de crimes, otimizando o emprego do efetivo policial. A tecnologia já foi aplicada em outros estados brasileiros e está sendo implementada no Acre sem custos ao governo.
Henrique Kashihara, gerente de projeto da Singular Perturbations Inc., afirmou que o algoritmo de predição de crimes ajudará a tornar o patrulhamento mais eficiente, sugerindo locais com maior probabilidade de ocorrência de crimes. Além disso, o sistema contribuirá para a modernização das operações de segurança, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade no estado..