Acre inicia vacinação contra a dengue e enfatiza o papel da ciência
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e com apoio do Ministério da Saúde (MS), deu início à Campanha de Vacinação Contra a Dengue. O evento ocorreu no auditório da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), nesta quarta-feira, 14, estabelecendo o estado como o primeiro na Região Norte a oferecer a vacina contra a dengue.
Durante o lançamento, o governador Gladson Cameli ressaltou a parceria com o Ministério da Saúde para disponibilizar a vacina. “Com apoio do Ministério da Saúde, podemos, agora, trazer a vacina da dengue ao nosso estado. É mais uma demonstração do compromisso e respeito dessa gestão, que segue cuidando das pessoas, principalmente das nossas autoridades [crianças], que vão receber a vacina nos próximos dias”, afirmou Cameli.
A campanha segue as orientações da Nota Técnica do MS, priorizando a vacinação de crianças de 10 a 11 anos. Serão distribuídas 17.810 doses inicialmente em 11 municípios, incluindo Acrelândia, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Senador Guiomard, com início das vacinações previsto para 16 de fevereiro.
Adriana Oliveira, mãe de Pedro Henrique Oliveira, a primeira criança a receber a vacina, compartilhou sua perspectiva sobre a importância da vacinação. “O Pedro já pegou dengue duas vezes, e agora, com a vacina, os sintomas vão ser menores. A prevenção é importante”, disse. Ela também destacou a confiança na ciência e na medicina como fundamentais para a saúde. “Deus nos deu a inteligência para criarmos a ciência e a medicina. Então eu confio e acredito nelas. Precisamos ter fé. Eu estou muito feliz e espero que isso incentive outras famílias”, acrescentou.
Fontes: Agência de Notícias do Acre e a Gazeta do Acre