Comerciantes de Cruzeiro do Sul reclamam da alta no preço da banana

Comerciantes de Cruzeiro do Sul reclamam da alta no preço da banana

O município de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, é conhecido mundialmente pela farinha de mandioca, mas outros produtos tem sua fama na cidade. Uma delas, é a banana uma fruta que reequilibra a flora intestinal, ajuda na manutenção da integridade da mucosa intestinal (a parede interna dos intestinos) e reduz a produção de colesterol pelo fígado.

A banana na cidade já teve seus dias de glória, nos dias atuais, o preço da palma do fruto pode chegar até R$ 5. Os comerciantes relatam que essa alta é devido a grande exportação para outras cidades do Acre e até mesmo outros estados do país.

O vendedor de banana, José Carlos disse que a banana que ele vende vem do município de Marechal Thaumaturgo, o que acaba deixando seu produto um pouco mais caro, pois é necessário pagar um barco para trazer a banana até Cruzeiro do Sul.

“Esse clima seco aqui em Cruzeiro do Sul deixa nossos bananais instáveis, antes dava em média 300 cachos, hoje no máximo 80 cachos, nos bananais daqui, e isso não supre nossas necessidades. Para trazer lá de Thaumaturgo se torna mais caro, pois pagamos o frete. Nunca fiquei sem banana, mas esse ano já estou uns 20 dias sem a fruta”, enfatizou.

Redação068

Notícias do Acre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *