Governo do Acre define data e tema da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente
O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), anunciou a realização da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (Cema), programada para ocorrer entre os dias 3 e 14 de março de 2025, em Rio Branco. A conferência terá como tema “Emergência Climática: os desafios da transformação ecológica” e busca promover debates para contribuir com a Política Nacional sobre Mudança do Clima.
O Decreto nº 11.586, que regulamenta a realização do evento, foi publicado no Diário Oficial do Estado, alinhando a iniciativa estadual com a Portaria do Ministério do Meio Ambiente e do Clima, no âmbito da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA).
Eixos Temáticos e Objetivos
A conferência abordará cinco eixos temáticos que nortearão a formulação das propostas a serem encaminhadas à etapa nacional:
- Mitigação;
- Adaptação e preparo para desastres;
- Transformação ecológica;
- Justiça climática;
- Governança e educação ambiental.
Esses temas deverão considerar as especificidades regionais, contribuindo para a definição de estratégias de enfrentamento à emergência climática.
Etapas Preparatórias
O evento contará com etapas preliminares, incluindo conferências municipais e intermunicipais, além de conferências livres, com os seguintes prazos:
- Conferências Municipais/Intermunicipais: de 11 de junho de 2024 a 25 de janeiro de 2025;
- Conferências Livres (facultativas): no mesmo período;
- Etapa Estadual: entre 3 e 14 de março de 2025, em local a ser definido.
Organização
A organização ficará sob responsabilidade de uma comissão composta por representantes de entidades públicas, do setor privado e de organizações da sociedade civil, selecionadas por meio de chamamento público. A Coordenação Executiva Estadual será integrada por membros da Sema, da Casa Civil, da Secretaria da Fazenda, da Secretaria de Planejamento, do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais do Acre (IMC) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).
A divulgação do evento ocorrerá pelos canais oficiais do governo estadual.
Foto: Pedro Devani/Secom