Governo do Acre entrega certificados de curso de gastronomia regional de baixo carbono
Nesta sexta-feira, 13 de outubro, a Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete) do Governo do Acre encerrou o Curso de Gastronomia Regional de Baixo Carbono, promovido em parceria com o Instituto Estadual de Educação Profissional Tecnológica (Ieptec) e financiado pelo programa REM fase II. A cerimônia de entrega de certificados aconteceu na Escola de Gastronomia e Hospitalidade do Acre, localizada na Cidade do Povo, em Rio Branco.
O curso, com duração de uma semana e carga horária de 40 horas, foi oferecido a 60 participantes, dos quais 47 receberam certificados de conclusão. Os participantes representaram comunidades, como Serra do Divisor, Rio Croa, Trilha Chico Mendes, Seringal Cachoeira e Cazumbá-Iracema, envolvidos no Turismo de Base Comunitária (TBC), apoiados pelo Programa Global REDD Early Movers – REM Acre Fase II. Além disso, empreendedores de base comunitária que fazem parte da Feira da Economia Solidária de Rio Branco participaram do curso.
O objetivo do curso foi capacitar empreendedores locais no desenvolvimento de pratos de gastronomia regional de baixo carbono, utilizando ingredientes sustentáveis e locais. A iniciativa visa enriquecer a oferta culinária da região, fomentando o turismo sustentável e atraindo visitantes interessados em experiências gastronômicas autênticas e ambientalmente responsáveis.
A cerimônia de entrega dos certificados contou com a presença do secretário de Governo, Alysson Bestene, que representou o governador Gladson Cameli, e do secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias. Ambos destacaram a relevância do curso para a promoção do turismo sustentável e para o potencial de atração de turistas.
O presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, expressou sua satisfação com a entrega dos certificados, destacando que os empreendedores das comunidades estão aprendendo a cozinhar de forma sustentável e amigável ao meio ambiente. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer aos servidores da Escola de Gastronomia pelo seu empenho no curso. Alírio Wanderley, destacou: “Essas parcerias possibilitam ampliar as oportunidades de capacitação e desenvolvimento, fortalecendo nossos esforços para construir um futuro mais promissor e sustentável para todos.”