Governo do Acre recebe carga experimental vinda do Porto de Chancay
O governo do Acre recepcionou no pátio da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Senador Guiomard, uma carga experimental de um container que saiu do Porto de Chancay, em Lima (Peru). A recepção contou com a presença de membros da diretoria da Administração da Zona de Processamento de Exportação (AZPE).
A viagem piloto faz parte do plano estratégico do governo para firmar uma cooperação com a empresa Cosco Shipping. O objetivo é transformar a ZPE em um centro de distribuição e logística para apoiar cargas oriundas da Ásia. Uma proposta de cooperação entre a ZPE e as zonas econômicas especiais do Peru foi apresentada à direção da Cosco Shipping em julho, durante o Encontro Trinacional de governos da Rota Quadrante Rondon, em Rio Branco.
O percurso foi de 2.700 km, passando por Arequipa, Juliaca, Mazuko, Puerto Maldonado e Iñapari (no Peru), até chegar ao município de Senador Guiomard. A rota foi escolhida por sua viabilidade econômica e logística.
O governo do Acre busca posicionar o estado como portal de entrada e saída de produtos para o Brasil por meio da rota Quadrante Rondon, combinando crescimento econômico e sustentabilidade ambiental. O operador de transportes da empresa Kala, John Llontop, relatou que o objetivo da viagem foi levantar dados sobre a rota, tanto em termos de quilometragem quanto de desafios econômicos.
A carga experimental é parte de um estudo de prospecção e logística, representando um avanço na proposta de parceria apresentada à Cosco Shipping para viabilizar a ZPE como entreposto. A iniciativa visa dar maior visibilidade internacional ao estado e atrair investimentos.
O presidente da AZPE, Allan Lima, afirmou que a agenda faz parte do aperfeiçoamento do plano de integração de exportações e importações entre Brasil e Peru, tendo a estrada do Pacífico como principal rota.
Foto: Sabrina Salomon/Seict