Governo vai combater incêndios em 21 Municípios da Amazônia
O governo federal, em parceria com os estados da Amazônia Legal, anunciou medidas para combater os incêndios florestais na região amazônica, concentrando esforços em 21 municípios que atualmente representam 50% dos focos de calor na região. Essas ações serão organizadas em três áreas prioritárias: entre Porto Velho (RO) e Humaitá (AM), em torno da BR-319; na região de Apuí (AM), ao longo da BR-230; e na região de Novo Progresso (PA), abrangida pela BR-163.
Serão estabelecidas bases multiagências, envolvendo instituições federais, estaduais e municipais, para coordenar os esforços de combate. A operação contará com a participação do Ibama, ICMBio, Funai, Incra, Polícia Federal, e forças policiais estaduais, entre outras.
Atualmente, cerca de 360 frentes de combate ao fogo estão ativas, com mais de 1,4 mil brigadistas em campo. Desde janeiro, a Amazônia registrou mais de 59 mil focos de incêndio, o maior número desde 2010, gerando impacto significativo na qualidade do ar em diversas regiões do Brasil e países vizinhos.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ressaltou que, além dos esforços de combate, haverá uma maior atuação policial para punir responsáveis por incêndios ilegais, já que novas autorizações de manejo do fogo na Amazônia estão suspensas.
Fonte Agência Brasil / Governo Federal – Foto Sérgio Vale