Parceiro dos empreendedores do Acre, Sebrae se prepara para a “melhor edição da Expoacre”
“A gente quer fazer dessa ExpoAcre a melhor de todos os tempos”, revela Lauro Santos, diretor técnico do Sebrae Acre, em entrevista ao site 068. A empolgação tem justificativa, são dois anos sem realização da Expoacre, por causa da pandemia da covid-19, que assolou o Acre e o País, para Lauro, este é o momento de retomada da economia e de grande inovação tanto para a Feira, como para os empreendedores do estado.
Entre os dias 30 de julho e 7 de agosto deste ano, o governo do Estado volta a realizar a Expoacre, em sua 47ª edição. Como em todos os anos, o Sebrae segue sendo um dos principais parceiros para que cada edição seja melhor que a outra. “As pessoas estão ansiosas pela realização desse grande evento, a ExpoAcre é uma grande vitrine de tudo que se faz, tudo que se produz, tudo que se negocia no Estado do Acre e nas regiões que estão no entorno, inclusive com Bolívia, Peru, Rondônia, Amazonas”, explica Lauro.
Além do empenho de sempre, o Sebrae está ainda preparando novidades para a grande feira acreana. “A gente tem nesses dois anos muitas novidades para apresentar para a sociedade acreana, principalmente a parte dos acordos comerciais, das ações, da transformação digital que veio com a pandemia, são novas perspectivas, novas formas de se relacionar, novas formas de fazer negócio principalmente com o mundo digital”, afirma.
Os dois últimos anos foram de grande transformação para o mundo, uma tragédia assolou tanto a vida de milhares de pessoas como abalou as economias, empregos e estrutura de diversas famílias brasileiras. Lauro explica que o Sebrae trabalhou muito para salvar diversas empresas: “A gente aprendeu a nadar sem ter feito aula de natação, fomos jogados na piscina, ou nesse mar, e o Sebrae atuou como um verdadeiro hospital de empresa nesses anos”.
Um dos grandes ensinamentos tirados desse período, foi a inovação digital para muitas empresas, que precisavam se reinventar diante do cenário de crise. “Vou te dar um exemplo, uma empresa do Acre só vendia para consumidores aqui, com a transformação digital ela está produzindo aqui e começando a vender para outros países, para outros estados, participando de eventos inclusive com o apoio do Sebrae em outras localidades, então ela ampliou a sua atuação de mercado, em mercados que ela nem vislumbrava, e hoje com a transformação digital, isso se transformou em uma grande realidade”, relata Lauro.
Estas novas experiências estarão no coração da participação do Sebrae na Expoacre, que já está trabalhando para ter a divulgação das ações, palestras e eventos de forma on-line, tendo um formato híbrido. “Uma das grandes novidades que nós vamos trazer, já antecipo pra vocês de antemão, são investimentos na parte de healthtech [tecnologia da saúde]. Nós temos vários projetos que do [Programa] Inova Amazônia que são da área da saúde e nós estamos juntando todo mundo que trabalha com o segmento, como Conselho Regional de Medicina, Unimed, a academia por meio do Bionorte da Ufac, para realizar um seminário, organizar as pautas e fazer, dentro da ExpoAcre, um grande Hackathon na área de saúde”. Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares em um esforço concentrado (“maratona”) para o desenvolvimento de aplicativos e inovações tecnológicas.
Economia acreana
Sobre a economia do estado, Lauro explica que a partir da consultoria de Ecossistema de Inovação, trazida pelo Sebrae para o Acre, se identificou alguns eixos potenciais de investimento, sendo três a serem priorizados: a bioeconomia, o agronegócio e a tecnologia da informação e comunicação. “Esses são os eixos que nós vamos priorizar e que tem maior potencial de crescimento no Estado”, afirma. Segundo o diretor, o Sebrae recebeu, dentro do programa Inova Amazônia, 170 projetos e 30 selecionados, todos nessa área de bioeconomia, de agronegócio e de tecnologia da informação e comunicação.
Este trabalho também se estende à Câmara Técnica do Fórum Permanente de Inovação e Desenvolvimento do Acre, da qual Lauro é Coordenador. Lá, ele tem mobilizado mais de 60 instituições parceiras para trabalhar a formação de mão de obra capacitada para desenvolver aplicativos, para desenvolver soluções de internet com o comércio eletrônico, para trazer transformação digital para as micro e pequenas empresas do Acre.
“Estamos apoiando e fomentando esse segmento que precisa ser melhor explorado, principalmente sabendo que a gente tem uma das maiores biodiversidade do planeta, então a parte de cosméticos, fitoterápicos, medicina alternativa, biomédica e bioeconomia vai ser um dos grandes atrativos de demonstração, inclusive dentro da ExpoAcre”.
E para finalizar a conversa, Lauro deixa uma mensagem para os empreendedores que vão trabalhar na Expoacre: “Esse é um momento de preparação da ExpoAcre, não só pelo Governo do Estado como pelo SEBRAE e demais parceiros, mas também pelo próprio empresário para que ele consiga ter sucesso na ExpoAcre. A concorrência também acontece lá dentro, e aí quem tiver o melhor atendimento, melhor produto, quem inovar e que tiver perenidade, que a gente chama de padrão de excelência e qualidade no atendimento, vai ganhar dinheiro, vai prosperar e vai crescer. Um acerto muito grande, foram os três grandes shows e uma programação intensa, vamos aumentar a quantidade de rodeios também, que é um dos grandes atrativos que o público da ExpoAcre”.