Parceria entre Prefeitura de Rio Branco e MPAC promove atendimento odontológico humanizado em presídios
A Prefeitura de Rio Branco, em parceria com o Ministério Público do Acre (MPAC) através da Promotoria da Vara de Execuções Penais, está realizando uma série de atendimentos odontológicos em presídios na capital acreana. Essa iniciativa tem sido amplamente elogiada no contexto nacional pela prestação de um serviço humanizado às pessoas privadas de liberdade.
Na terça-feira (2), foi iniciada a segunda etapa dos atendimentos. O Promotor de Justiça, Dr. Tales Tranin, destacou que, apesar da demanda reprimida para atendimentos odontológicos durante a pandemia, a colaboração com a gestão municipal tem permitido alcançar os objetivos estabelecidos. A primeira etapa foi considerada um sucesso, com 750 reeducandos atendidos, marcando a maior intervenção dentária já realizada dentro de presídios no Brasil. A expectativa para a segunda edição é atender cerca de 800 reeducandos. A prefeitura contribuiu com cinco vans odontológicas para facilitar os atendimentos.
Dr. Fábio Bermuda, cirurgião dentista da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, expressou satisfação e um sentimento de humanidade ao realizar esses atendimentos. Ele mencionou que estão oferecendo tanto procedimentos preventivos quanto invasivos, incluindo restaurações.
O reconhecimento pela ação veio do próprio Conselho Federal do Ministério Público em Execuções Penais, com elogios do conselheiro Jaime Miranda à iniciativa Produzindo Sorriso da prefeitura, reforçando a importância e o impacto positivo dessa ação.
As cinco vans odontológicas continuarão os atendimentos nos presídios até a próxima semana, com a expectativa de realizar aproximadamente 25 mil procedimentos durante a segunda etapa.