Prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, compartilha os resultados e projetos de sua gestão em entrevista exclusiva
![Prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, compartilha os resultados e projetos de sua gestão em entrevista exclusiva](https://site068.com.br/wp-content/uploads/2023/06/zequinha.jpg)
Em entrevista, Zequinha Lima fala de suas ações à frente da prefeitura de Cruzeiro do Sul
O prefeito de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, Zequinha Lima (PP), durante entrevista na manhã desta segunda-feira (19), falou das ações de sua gestão à frente da prefeitura.
Zequinha salientou a grande dificuldade e o desafio de ser prefeito em Cruzeiro do Sul. “Ser prefeito já é um desafio grande, mas também vale a pena porque a gente consegue levar os investimentos para aqueles que mais precisam, isso nos gratifica. E eu não tenho que reclamar do meu vice-prefeito Henrique Afonso, que é um cabra leal, é um cabra inteligente, tem cuidado muito”, disse.
Ao falar de planejamento, Lima disse da grande importância de ter um vice-prefeito ao seu lado apoiando nas pautas, e ajudando na administração da cidade. “O nosso planejamento sempre foi voltado para estar unido, prefeito, vice e secretários para administrar a cidade da forma que as pessoas merecem. Eu acredito nesses dois anos e meio que nós já conseguimos fazer muita coisa em pouco tempo. Talvez o que precise, talvez melhorar essa comunicação entre a sociedade”.
Obras no Verão
Zequinha disse que a cidade tem aproximadamente 300 quilômetros de asfalto de rua, e pretende continuar asfaltando as ruas que ainda necessitam. E que a prefeitura tem se preparado para os seis meses de verão que se inicia.
“Quando aparece o verão, que aparece a cada seis meses, há uma expectativa muito grande. Tanto de quem está na gestão, quanto do cidadão, porque é o período onde você pode fazer os maiores investimentos. É o período onde a cidade se movimenta mais. Hoje, temos aproximadamente 300 quilômetros de asfalto de rua”, salientou Lima.
O gestor de Cruzeiro do Sul, disse ainda que pretende asfaltar e continuar a pavimentação das ruas com a parceria do governo do Acre. “Temos feito um trabalho em parceria com o governo do estado. Esse ano, se Deus quiser, nós vamos trabalhar também nesse sentido de que a gente possa levar o asfalto para as pessoas porque quando você leva o asfalto não é só o asfalto você leva a iluminação pública você leva a água né e outras coisas vão chegar também então há expectativa de que a gente consiga nesse verão melhorar a estrutura da nossa cidade intensificar o trabalho de tapa buraco”.
Infraestrutura
Ao falar de infraestrutura, Zequinha disse que a prefeitura está se preparando para na próxima semana iniciar serviços em bairros e ramais. “Nós temos algumas, os ramais aqui da região do entorno da cidade que também serão de responsabilidade da prefeitura, nós dividimos as responsabilidades com o governo do estado, então nós temos em torno de 180 quilômetros de ramais para começar a fazer, onde já vamos iniciar semana que vem, e estamos com as equipes prontas, e nós temos algumas ruas que nós ainda pretendemos fazer asfaltos com investimentos de emendas parlamentares”, salientou.
“Estamos aguardando essa semana a liberação de dois projetos importantes da Caixa Econômica, um de seis milhões e meio, outro de quatro milhões e setecentos e cinquenta mil, quatrocentos e cinquenta mil, que é exatamente um para fazer as ruas ali da rede que dá acesso à prefeitura do municipal”, disse.
Zequinha disse que até a próxima semana a Caixa Econômica Federal libera o recurso para que possa iniciar algumas obras. “Nós estamos aguardando a liberação da caixa que eu acredito que essa semana deve sair para iniciar o processo de licitação que vai ser um processo, acredito que não vai ser muito demorado”.
“A obra na Copacabana que nós já tínhamos anunciado, iamos iniciar, mas dinheiro de emenda tem a burocracia que a gente tem que respeitar, mas a Copacabana nós vamos fazer um investimento ali de 5 milhões que é para a gente elevar aquelas áreas que alagam, fazer a terraplanagem, fazer a infraestrutura necessária, fazer a calçada de pedestres, fazer a iluminação pública de LED para que a gente possa transformar a Copacabana numa verdadeira Copacabana”, enfatizou.
Recursos Federais
O prefeito Zequinha lembrou sua visita na Câmara e Senado Federal, onde fez reivindicações da bancada do Acre. “Três meses atrás, eu estive lá na Câmara Federal e no Senado, levei um caderninho com inúmeras reivindicações, de proposições, de propostas que surgiram a partir do nosso planejamento que nós fizemos”.
Greve da Educação
O prefeito disse que o acordo entre a gestão e o Sindicato não foi aceito pela categoria. “Nós fizemos uma proposta para o sindicato que era da seguinte maneira, em agosto, nós daríamos metade do piso, em setembro, damos a outra metade, e quando chegar em setembro, a gente senta com a categoria para discutirmos como vamos pagar os retroativos. Mas eles não aceitaram a proposta”.
“Infelizmente nós não temos condição de pagar da forma que eles querem. Eu estou sendo muito realista. No mês de maio nós gastamos com a folha de pagamento da educação 94% do que nós arrecadamos nós pagamos a folha de pagamento. E a gente precisa ter investimento para merenda escolar, para o combustível, para os barqueiros, para a recuperação de escolas, para a construção de escolas“, disse.
Reformas Escolares
Ao falar de escolas e creches, Zequinha disse que sua gestão já reformou 19 escolas e construiu 19 escolas nas zonas rurais. “Nós já reformamos 19 escolas e construímos 19 escolas rurais, inclusive creches aqui dentro da cidade. Estamos levando equipamento novos para as escolas. Já reformamos cerca de 80% das escolas rurais e ribeirinhas, nós estamos levando carteira nova, material novo, porque nós entendemos que é importante kit escolares para as crianças”.
Reforma do Mercado Beira-Rio
Lima falou ainda da reforma do Mercado Beira-Rio, onde estão sendo reformadas mais de 10 pensões. “Nós temos ali no Beira-Rio, uma reforma das pensões. São 13 pensões que nós estamos reformando. E hoje elas estão no setor adaptado debaixo de tendas porque nós estamos reformando. Acredito que em dois meses a gente deva estar entregando aquele espaço. O outro espaço que todo mundo costuma chamar de “miocão”, aquele espaço também nós já iniciamos a reforma. São dois espaços que nós estamos passando com reforma”.
“Vamos ter uma iluminação, vamos ter uma ventilação, vamos trocar o piso, vamos arrumar os banheiros, que ali é impossível se entrar naqueles banheiros naqueles mercados. Nós vamos preparar aquele ambiente que fique bom para quem trabalha dentro e que fique bom para quem vai lá comprar dentro daquela região”, enfatizou.
“Um outro ponto que garantimos também, foi a construção de um porto aqui em Cruzeiro do Sul, junto com o Dnit. Nossa cidade tem uma demanda muito grande dentro daquele porto. Pensando nesses barcos, iremos preparar um porto mais organizado para quem chega de barco na nossa cidade“, salientou.