Prefeitura de Rio Branco prioriza dignidade e qualidade de vida para idosos na Rede de Assistência Municipal
No Parque Chico Mendes, em Rio Branco, um grupo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Francisco participou de atividades voltadas para a promoção da saúde mental e do bem-estar. A ação contou com uma roda de conversa, exercícios físicos e uma caminhada orientada.
A iniciativa é fruto de parcerias entre a Prefeitura de Rio Branco, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Universidade Federal do Acre (Ufac) e uma equipe multiprofissional, composta por assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e profissionais de educação física.
Essas atividades não apenas melhoraram a qualidade de vida dos idosos, mas também estão em consonância com os princípios do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que enfatizam a participação ativa e a inclusão dos idosos na sociedade.
A ação no Parque Chico Mendes proporcionou um dia de lazer e interação valiosos para os idosos, muitos dos quais raramente têm a oportunidade de sair de suas rotinas diárias. Durante a visita ao parque, eles puderam experimentar momentos de bem-estar que o lazer e a interação social podem proporcionar”, destacou Alessandra Modesto, coordenadora do Cras São Francisco.
Janete Cavalcante, de 64 anos, expressou sua gratidão, dizendo: “Nós merecemos, então está tudo maravilhoso aqui. É muito importante. Se eu soubesse, tinha começado logo”. Os depoimentos dos idosos refletem a importância vital dessas ações promovidas pela Prefeitura de Rio Branco, que buscam revitalizar a vida dos idosos, promover sua saúde física e mental, e garantir que eles se sintam ativos e integrados na sociedade.”