Prefeitura de Rio Branco realiza a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social em Parceria com CMAS
Evento reuniu comunidade, autoridades e profissionais para debater o futuro do Sistema Único de Assistência Social (SUS)
O encontro foi no auditório da Universidade Federal do Acre (Ufac) nos dias 17 e 18 de agosto, 14ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pela Prefeitura em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Com o lema “Reconstrução do SUS: o SUS que temos e o SUS que queremos”, o evento reuniu uma diversidade de participantes, incluindo trabalhadores, técnicos, autoridades, membros da comunidade e representantes de diferentes áreas.
A conferência representou o culminar de um processo que teve início com a realização de oito pré-conferências em diferentes regiões da capital, com a finalidade de envolver a comunidade em todos os níveis na construção das discussões.
De acordo com a secretária da SASDH, Suellen Araújo, a conferência foi a etapa final de um processo amplo e participativo. Ela ressaltou a importância de ouvir todas as vozes, incluindo usuários, profissionais e prestadores de serviços, para garantir que as demandas e necessidades do Sistema Único de Assistência Social sejam identificadas e atendidas da melhor forma possível.
“Enquanto gestão, nosso objetivo é aprimorar o Sistema Único de Assistência Social, proporcionando atendimento digno e de qualidade aos nossos usuários. Acreditamos que melhorias podem ser implementadas através da colaboração de diversos setores, incluindo a gestão, o prefeito, a secretaria e os próprios usuários”, explicou Suellen Araújo.
O evento foi considerado um sucesso, reunindo diferentes perspectivas e ideias para fortalecer o SUS e garantir que ele cumpra sua missão de proporcionar apoio e assistência às camadas mais vulneráveis da sociedade. A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social marcou um importante passo na busca pela constante melhoria do sistema, ressaltando a importância do engajamento de todos os envolvidos.
A Prefeitura de Rio Branco, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e o Conselho Municipal de Assistência Social, trabalham juntos com a comunidade para construir um SUS mais robusto e eficaz, capaz de atender às necessidades em constante evolução da população.