Rio Branco alcança terceiro lugar na Competitividade Municipal da Região Norte
Criado em 2020, o Ranking de Competitividade dos Municípios tem como objetivo principal diagnosticar e orientar gestores e líderes públicos na tomada de decisões, visando aprimorar a gestão das cidades brasileiras.
Divulgado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o ranking avalia três grandes áreas – Economia, Instituições e Sociedade – através de 12 pilares temáticos e 65 indicadores, oferecendo insights sobre o funcionamento da máquina pública, seus progressos e desafios.
Em relação ao ano anterior, Rio Branco avançou cinco posições em 2023, situando-se em 19º lugar entre os municípios com o melhor desempenho da máquina pública, à frente de capitais como Campo Grande (MS) e São Paulo (SP).
Na área de Economia, Rio Branco subiu no ranking em Capital Humano e Inovação e Dinamismo Econômico, ocupando o 54º e 112º lugar, respectivamente, um avanço de 9 e 5 posições comparado ao ano anterior.
Na categoria Sociedade, houve melhorias significativas, com um avanço de 70 posições no acesso à Educação, 14 posições em Saneamento e 71 em Segurança.
No índice geral, Rio Branco alcançou a 213ª posição, subindo duas posições em relação a 2022. Esses avanços são atribuídos, em grande parte, às políticas administrativas e fiscais implementadas pela atual gestão, que foram avaliadas através de seis indicadores específicos: Custo da função legislativa, Tempo para abertura de empresas, Qualidade da informação contábil e fiscal, Transparência municipal, Custo da função administrativa e Qualificação do servidor.