Rio Branco avança com incentivo para agricultores familiares 

Rio Branco avança com incentivo para agricultores familiares 

A prefeitura de Rio Branco tem olhar especial para os pequenos produtores, uma pauta de vida do prefeito Tião Bocalom. Por meio de sua Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro), os incentivos vão desde o escoamento, a custo zero para o produtor, como a mecanização agrícola, o Programa de Cultivo Protegido e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por exemplo.

Foto: Val Fernandes/PMRB

Parte do resultado, pode ser visto no trabalho diário das famílias agricultoras da capital acreana. Tassiana trabalha com agricultura orgânica há 10 anos e vive no o Ramal São Pedro, localizado no Polo Hélio Pimenta. Para ela, o incentivo é essencial: “Tem feito muita diferença a ajuda. Se não fosse a entrega para o PA, a gente não teria como transportar e vender os nossos produtos. A Prefeitura tem ajudado muito a gente.”

O PAA, implantado em 2022 pela Prefeitura de Rio Branco, investiu inicialmente, R$ 600 mil, porém a Câmara Municipal aprovou um valor de um milhão e trinta mil reais para dar sequência ao Programa neste ano. Parte da produção desses agricultores abastece escolas e CRAS.

Aliado a isso, a Prefeitura já conseguiu mecanizar 600 hectares e faz o fornecimento de calcário para a correção do solo, a previsão é de que todos os produtores que necessitarem do adubo sejam atendidos. Antes da entrega é realizado um estudo de solo para que o material seja entregue de acordo com a necessidade do produtor.

Está previsto para 2023 o incentivo ao Programa de Cultivo Protegido. A ideia é atender mais de 400 famílias com o apoio de material, caixa vazada, plástico, sombrite e material para a irrigação.

Foto: Val Fernandes/PMRB

Redação068

Notícias do Acre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *