Seca no rio Juruá causa crise de abastecimento em Marechal Thaumaturgo
A cidade de Marechal Thaumaturgo, no Acre, enfrenta uma situação crítica devido à seca do Rio Juruá, que atingiu um nível de 80 cm, a menor cota registrada em cinco anos para o mês de junho. A seca severa tem dificultado o transporte de mercadorias, afetando diretamente o abastecimento de alimentos e combustíveis na cidade. O preço da gasolina no município subiu para R$ 10,50 o litro, e há escassez de produtos alimentícios, principalmente verduras.
Com a diminuição do nível do rio, embarcações maiores não conseguem chegar até a cidade, e os produtos estão sendo transportados em pequenas embarcações. A prefeitura de Marechal Thaumaturgo declarou situação de emergência devido à gravidade da seca. A Defesa Civil local informou que o abastecimento de água foi interrompido, e estão sendo feitas tentativas para reorganizar o fornecimento por meio de uma estação de tratamento de água no Rio Amônia, que também está com nível baixo.
A previsão meteorológica indica que chuvas significativas só devem ocorrer em janeiro de 2025, o que aumenta a preocupação das autoridades locais com a continuidade da seca e seus impactos na população.
Foto: Ascom/Prefeitura Marechal Thaumartugo