Suframa destaca atuação em Cruzeiro do Sul durante os 120 anos do município

Suframa destaca atuação em Cruzeiro do Sul durante os 120 anos do município

Durante as comemorações dos 120 anos de Cruzeiro do Sul, no Acre, o trabalho da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) foi um dos pontos ressaltados pelas autoridades locais. Desde 1994, o município abriga uma Área de Livre Comércio (ALC), uma das principais estratégias para promover o desenvolvimento das regiões de fronteira no estado.

As Áreas de Livre Comércio, como a de Cruzeiro do Sul, foram criadas para integrar economicamente essas regiões ao restante do país, oferecendo incentivos fiscais semelhantes aos da Zona Franca de Manaus. Entre os benefícios estão a isenção de impostos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

Em Cruzeiro do Sul, a Suframa tem como principais atividades a fiscalização da entrada e saída de mercadorias, o fortalecimento do comércio e a geração de empregos. Coordenada por Verônica Moura da Costa, a ALC de Cruzeiro do Sul participou de diversos eventos no município, como o 1º Seminário de Associações Comerciais do Juruá, realizado no auditório do Senac em agosto.

Durante o ano de 2024, a Suframa já realizou mais de 200 atendimentos presenciais, cadastrando 130 novas empresas e reativando sete negócios na região. Também foram internados mais de 231 mil Protocolos de Ingresso de Mercadoria Nacional (Pins) destinados a empresas cadastradas na unidade, promovendo o desenvolvimento econômico local.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela equipe da autarquia na região. Segundo ele, além de fiscalizar as mercadorias, o objetivo é fortalecer os setores industrial, comercial e agrícola da região. “Estamos trabalhando para fomentar a economia local, com a abertura de novas empresas e geração de empregos”, afirmou.

Com aproximadamente 91,8 mil habitantes e uma área de 8.783 quilômetros quadrados, Cruzeiro do Sul é uma das cidades mais importantes do interior do Acre. A cidade tem sua economia baseada principalmente na produção de farinha, mas nos últimos anos tem observado um crescimento em atividades ligadas ao extrativismo e ao agronegócio.

Redação068

Notícias do Acre