TCE Acre oferece 900 vagas em oficinas para capacitar gestores e servidores municipais
O Tribunal de Contas do Estado do Acre, por meio da Escola de Contas Conselheiro Alcides Dutra de Lima, está promovendo uma série de oficinas voltadas para a capacitação de gestores e servidores dos municípios do estado. Com o intuito de aprimorar as habilidades e conhecimentos dos líderes municipais, o programa de capacitação, denominado “Aprimora Gestão”, disponibilizou um total de 900 vagas em oficinas abrangendo diversas áreas de atuação.
O foco dessas oficinas é fornecer orientações e conhecimentos práticos que contribuam para uma gestão pública mais eficiente, transparente e responsável. O projeto, que é parte integrante do Programa Aprimora Gestão, contempla a oferta de três capacitações abordando tópicos essenciais para a administração municipal: Planejamento de Políticas Públicas, Lei de Licitação e Compras Públicas.
O presidente do Tribunal de Contas, Ribamar Trindade, ressaltou a importância do aprimoramento da gestão pública como um todo, indo além das prestações de contas e contribuindo para a qualificação dos gestores e seus auxiliares. Segundo Trindade, “O Tribunal não pode só ir além das prestações de contas, mas sim, contribuir com a gestão como um todo, capacitando gestores, capacitando os seus auxiliares que é para poder diminuir os erros de procedimento. Então, essa capacitação Aprimora Gestão, é nesse sentido.”
Os temas abordados durante as oficinas inclui não apenas aspectos técnicos, mas também práticas para a melhoria geral da gestão pública, aplicação de normas, procedimentos e sistemas do Tribunal, instrução correta e tramitação de processos, bem como a otimização da gestão de recursos públicos.
A relevância dessas ações de capacitação foi destacada pelo prefeito da capital e presidente da associação dos prefeitos do Acre, Tião Bocalom. Em sua fala durante a abertura da oficina, ele enfatizou a necessidade de oferecer serviços públicos de excelência e eficiência, respeitando a aplicação transparente e responsável dos recursos públicos.
O programa Aprimora Gestão não se limita aos municípios contemplados inicialmente, já que o TCE Itinerante tem planos de estender as oficinas para todos os 22 municípios do estado. O cronograma prevê um total de seis encontros entre os meses de agosto e outubro, permitindo alcançar as 900 vagas planejadas para essa capacitação.
Para a conselheira Naluh Gouveia, “essas oficinas serão levadas aos 22 municípios, é uma outra forma de ajudar o gestor público no efetivo e na eficácia na administração pública.”
Em tempos onde a gestão pública eficiente é crucial para atender às demandas da população e garantir a utilização adequada dos recursos públicos, iniciativas como o programa Aprimora Gestão demonstram o compromisso do Tribunal de Contas do Estado do Acre em capacitar e qualificar os gestores e servidores municipais, contribuindo para uma administração mais transparente, eficaz e responsável.