TJAC lança programação do Agosto Lilás em Combate à Violência contra a Mulher
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) aderiu à campanha nacional Agosto Lilás, que é dedicada ao enfrentamento da violência contra a mulher, com uma série de ações ao longo do mês de agosto. A iniciativa, conduzida pela Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), visa promover a Lei Maria da Penha, que celebra 18 anos de sanção, e fortalecer a rede de proteção às vítimas.
Programação do Agosto Lilás pelo TJAC:
- 6 de agosto: Reunião com o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Acre (Sindojus) e a Gerência de Projetos em Rio Branco.
- 7 de agosto: Iluminação dos prédios do TJAC com luzes lilás em todas as comarcas do Acre, celebrando os 18 anos da Lei Maria da Penha.
- 7 e 8 de agosto: Participação na 18ª Jornada Lei Maria da Penha em Brasília.
- 19 a 23 de agosto: Realização da 27ª Semana da Justiça pela Paz em Casa em todas as comarcas do Acre.
- 23 de agosto: Ação do projeto Mulher Cidadã no Assentamento Walter Acer, em Bujari.
- 27 de agosto: Cerimônia de premiação dos vencedores do concurso de redações do projeto Conscientização pela Paz no Lar, em Rio Branco e Porto Acre.
- 29 de agosto: Lançamento da campanha “Mulher e Patrimônio: proteção integral”, contra a violência patrimonial à mulher, com local a ser definido.
- 30 de agosto (a confirmar): Lançamento do projeto de Mediação de Conflitos nas Escolas em Cruzeiro do Sul.
A desembargadora Eva Evangelista ressaltou a importância dessas ações como um passo inicial no combate à misoginia e na construção de novas políticas de proteção às mulheres. Já Isnailda Gondim, membro da Comsiv, enfatizou a necessidade da participação da população acreana para conscientização e multiplicação da cultura de paz e não violência contra as mulheres.
Fonte: Comunicação TJAC