Tribunal de Contas do Acre planta árvores em ação de compensação ambiental
Conforme termo de compensação ambiental assinado entre o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA), que prevê o transplante de árvores na calçada em frente ao prédio do órgão, as novas espécies começaram a ser plantadas, nesta sexta-feira, 24.
No último dia 16, sete árvores foram removidas pela Semeia e plantadas em locais adequados, onde não causam prejuízos à acessibilidade ou danos ao passeio público. Na ação iniciada nesta sexta, 12 árvores vão ocupar a calçada.
O objetivo é permitir a adequada substituição das árvores que estavam plantadas na calçada. Para isso, o termo de compensação prevê o plantio de um número superior ao das que foram removidas, sendo que 47 espécies já foram plantadas no estacionamento do órgão.
A retirada das árvores se fez necessária para a correção de danos causados pelo crescimento de suas raízes, como as rachaduras na calçada que tem impedido a acessibilidade no local, bem como para evitar novos estragos no muro que passa por reforma.
A compensação ambiental é um instrumento importante para a garantia do bem estar ambiental da cidade, motivo pelo qual a Corte de Contas se preocupa em adotar a medida adequada, de modo a minimizar qualquer possível impacto que a retirada das árvores possa causar.
A preocupação em fazer a substituição das árvores faz parte do programa “Meio ambiente é da nossa conta” do TCE e tem como principais objetivos ações concretas e práticas, com vistas a produzir impactos relevantes para a garantia de um meio ambiente equilibrado para as futuras gerações.
Assessoria/ TCE Acre