Acre e Prefeituras mobilizam população contra tuberculose

Acre e Prefeituras mobilizam população contra tuberculose

O governo do Acre, em parceria com as prefeituras municipais, está realizando, de 20 a 27 de março, a Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose. Com o tema “Sim, podemos acabar com a tuberculose”, a campanha visa destacar a importância da prevenção, reconhecimento dos sintomas, busca por tratamento e a necessidade de completar o tratamento para alcançar a cura até 2030.

As atividades incluem a abertura da campanha realizada no calçadão próximo ao Colégio Acreano, busca ativa por pessoas com sintomas da doença e orientações sobre a realização de exames e tratamento. Em Rio Branco, a programação conta com fixação de cartazes, panfletagem e busca ativa de sintomáticos respiratórios em unidades de atenção primária. Em Cruzeiro do Sul, além de capacitação para profissionais de saúde, estão previstas ações como busca ativa em unidades prisionais, parcerias com o Centro de Atenção Psicossocial e instalação de uma cabine informativa na Praça Central.

Nos demais municípios, serão realizadas palestras para agentes comunitários de saúde, busca de sintomáticos respiratórios em unidades básicas de saúde e na comunidade, além de divulgação da campanha em mídia local.

Dados do estado do Acre indicam que, em 2023, foram notificados 545 novos casos de tuberculose, com uma incidência de 60,10 casos por 100 mil habitantes. A taxa de cura alcançou 86,0%, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, porém, a taxa de abandono de tratamento e óbitos ainda se mantêm acima do ideal.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, prioritariamente afetando os pulmões. Os principais sintomas incluem tosse persistente, cansaço, febre, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento e rouquidão.

A campanha visa sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para controlar a doença e reduzir sua incidência.

Fonte: Agência de Notícias do Acre Foto: Odair Leal/Sesacre

Redação068

Notícias do Acre