Acre está entre os estados com a menor cobertura vacinal contra a Covid-19

Acre está entre os estados com a menor cobertura vacinal contra a Covid-19

O acesso equitativo a vacinas seguras e eficazes é fundamental para acabar com a pandemia COVID-19, por isso é extremamente encorajador ver tantas vacinas provando e entrando em desenvolvimento.

A OMS está trabalhando incansavelmente com parceiros para desenvolver, fabricar e implantar vacinas seguras e eficazes. Vacinas seguras e eficazes são uma ferramenta de mudança de jogo: mas para o futuro previsível devemos continuar usando máscaras, limpando as mãos, garantindo boa ventilação dentro de casa, distanciando fisicamente e evitando multidões.

Ser vacinado não significa que podemos jogar cautela ao vento e colocar a nós mesmos e outros em risco, especialmente porque pesquisas ainda estão em andamento sobre a quantidade de vacinas que protegem não apenas contra doenças, mas também contra infecções e transmissão.

O Programa Nacional de Imunização (PNI), emitiu boletim na última semana, informando que o estado acreano ainda não alcançou a cobertura vacinal de 90% da população, com idades entre 3 e 120 anos, aptos a se vacinarem contra a covid-19.

Cerca de 145.152 ainda não compareceram às unidades para receberem ao menos a 1ª dose do imunizante. Outras 257.459 tomaram a 1ª dose, mas não compareceram para receber a 2ª. As doses de reforço seguem a mesma tendência, apenas 281.142 se vacinaram com a 1ª dose e 76.153 com a 2ª.

Vale destacar que a vacinação contra a covid-19, não protege contra a infecção ou impede que o vírus seja transmitido, contudo, estudos têm demonstrado que com a ampliação do quadro vacinal, com a entrada de mais faixas etárias na vacinação contra a covid-19, as médias de mortes pela doença caíram vertiginosamente, apesar de a quantidade de casos ter aumentado de forma considerável, o que atesta a eficácia das vacinas. Por esse motivo, é importante manter o ciclo vacinal atualizado.

O último dado divulgado pelo Monitoramento de Doses Aplicadas – SI-PNI, no dia 10 de outubro de 2022, informou que no Acre, já haviam sido aplicadas 1.625.531, um total de 577.937, total de pessoas imunizadas.

Redação068

Notícias do Acre