Artesãos indígenas do Juruá valorizam arte e cultura das comunidades

Artesãos indígenas do Juruá valorizam arte e cultura das comunidades

Nas comunidades indígenas no Estado do Acre, artesãs e artistas indígenas utilizam matérias-primas diversas, seja de origem animal ou vegetal, para a confecção de seus artefatos e utensílios. O uso desses insumos naturais, que inclui madeira, fibra, cipó, folhas e sementes, proporciona uma intensa relação com a floresta que se transforma em artesanatos utilitários, rituais, estéticos, decorativos e funcionais.

No Vale do Juruá localizado a noroeste do estado de Acre, está inserido a Associação das Artesãs e Artesãos Indígena do Vale do Juruá – (AAIVAJ), onde há mais de 10 anos ajudam os artesãos dos povos indígenas venderem seus artefatos.

Segundo informou a presidente da Associação, Dalvanir Apurinã, o objetivo é trazer renda para aldeias que ainda não caminham sozinhas.

“Ganhamos este local da prefeitura de Cruzeiro do Sul, para que pudéssemos expor nossos produtos. O nosso objetivo como associação é ajudar o fortalecimento das aldeias que ainda não conseguem caminhar sozinhas. Hoje não consigo nem dizer quantas aldeias ajudamos através de nosso trabalho, porque são muitas”, disse Apurinã.

Os indígenas produzem seus artesanatos em suas próprias comunidades e comercializam as peças em uma loja chamada ‘Ponto de Referência do Artesanato Indígena do Vale do Juruá’, que fica localizado na Praça do Mirante do Cais, box 06, centro de Cruzeiro do Sul.

“Nós estamos neste endereço desde 2021, mas já realizavamos este trabalho desde 2013 em vários locais. Decidimos abrir esse espaço justamente para acabar com os atravessadores. Pois, muitas vezes as comunidades cobravam um valor por uma peça e os atravessadores cobravam preços absurdos. Da forma que trabalhamos é diferente, o preço exposto aqui é o valor que a comunidade indigena cobra da peça”, enfatizou a presente.

Dalvanir disse ainda que compradores de outras regiões do país podem entrar em contato através do número de whatsapp para adquirir peças. “Vendemos muitas peças para pessoas de outros lugares do Brasil e do mundo. Caso a pessoa queira, basta mandar a foto do produto em nosso número que é (68) 99975-3887, entramos em contato com a aldeia eles fazem e encaminhamos a peça para o comprador”.

Redação068

Notícias do Acre