Comitê acompanha investimentos junto ao povo Noke Koi para passagem do Linhão
Nesta segunda-feira, 24, foi instituído o Comitê de Governança da Terra Indígena Katukina do Campinas. O objetivo do comitê é acompanhar e monitorar todos os investimentos que serão realizados na TI a partir do Componente Indígena do Plano Básico Ambiental (CI-PBA) da passagem da Linha 230 KV, o Linhão, que irá integrar Cruzeiro do Sul e demais municípios do Juruá ao sistema de abastecimento elétrico que parte das usinas hidrelétricas de Rondônia.
Os investimentos incluem a construção da sede da Associação Geral do Povo Noke Koi, o Centro das Medicinas Tradicionais e um Centro de Artesanatos. Além disso, serão construídos projetos e obras relacionados à reestruturação produtiva e de segurança alimentar em cada uma das 11 aldeias da TI.
A prefeitura de Cruzeiro do Sul integra o comitê, juntamente com o Governo do Estado, UFAC, Embrapa, Sebrae e Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos. O objetivo é garantir o bem-estar da população Noke Koi e contrapartidas justas pela passagem do linhão por seu território.
Também será elaborada uma cartilha de conduta e convivência para todos aqueles que trabalharem dentro da TI. Os indígenas receberam cursos de capacitação em diversas áreas, além da formação de cinco gerentes indígenas extensionistas. A partir desta quarta-feira, 25, um site da Terra Indígena será colocado no ar para tornar transparentes todos os dados dos investimentos, cultura e outros relativos à TI Katukina.
As lideranças do povo Noke Koi solicitaram a melhoria dos acessos às 11 aldeias, que deverão receber ainda iluminação pública como parte das contrapartidas. Também serão construídos dois portais nos acessos à Terra Indígena pela BR 364 como forma de melhor identificar a área e valorizar a presença indígena no território.
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, afirmou que a chegada do linhão trará muitos benefícios para a cidade e que é justo que esses benefícios sejam compartilhados com o povo Noke Koi. “Temos conseguido ampliar a participação do povo Katukina [Noke Koi] na gestão, na mesma medida em que ampliamos a presença do poder público municipal com serviços e parcerias na Terra Indígena. A chegada do linhão trará muitos benefícios para Cruzeiro do Sul e nada mais justo de que estes benefícios sejam compartilhados com o povo Katukina”, disse o prefeito.