Cruzeiro do Sul é terceiro lugar no Brasil em melhores práticas de sustentabilidade

Cruzeiro do Sul é terceiro lugar no Brasil em melhores práticas de sustentabilidade

A Operação Cidade Limpa movida pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul através da secretaria municipal de meio ambiente e limpeza pública ficou em terceiro lugar na categoria destaque na iniciativa do Ministério do Meio Ambiente. O programa A3P premia as melhores práticas de sustentabilidade na administração pública.

O programa A3P é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem como objetivo estimular as instituições públicas do país a implementar práticas de sustentabilidade em seus órgãos, otimizar e modernizar a gestão pública, permitindo a construção de uma administração mais eficiente e sustentável.

A ação premiada da prefeitura de Cruzeiro do Sul buscou atacar um problema que há muito incomoda os cruzeirenses: o acúmulo de lixo.

A Operação Cidade Limpa é um programa que visa justamente a gestão adequada dos resíduos gerados na cidade, atuando de maneira preventiva no controle de vetores e outras pragas comuns, principalmente na estação mais úmida do ano.

O projeto tem como base a participação comunitária e a cogestão, realizando articulação entre os 3 setores da sociedade: poder público (prefeitura), empresas privadas e organizações não governamentais, tudo isso aliado com a sociedade civil.

Na prática, a participação comunitária acontece por meio de ações de articulação, mobilização e sensibilização, que acontecem em reuniões, plenárias e mutirões junto à comunidade local. Entre as atividades do programa estão: a transformação dos pontos “viciados” de lixo e entulho em locais esteticamente agradáveis; a sensibilização e educação ambiental; a requalificação de espaços públicos, instalação de ecopontos, ecobarreiras e garrafas educativas coletoras; desobstrução de córregos, sarjetas e bueiros.

Alguns dos pontos positivos destacados pela comissão julgadora foram:

-Redução de 30 toneladas mês de resíduos que seriam encaminhados para o aterro controlado ou jogados nos rios e igarapés;

– Redução de 77% (594) casos de dengue e 31% (2632) casos de malária;

– Reconhecimento dos profissionais de limpeza (do seu valor);

– Formação de cidadãos agentes da transformação nos bairros e comunidades;

– Geração de renda a partir da comercialização de materiais recicláveis.

Todo material reciclável proveniente da operação cidade limpa e materiais entregue voluntariamente nos ecopontos e garrafas educativas são destinados à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Cruzeiro do Sul, cooperativa criada sob o incentivo da prefeitura, que utilizam desses produtos para reciclagem, dando início a um processo de comercialização.

Para Ygoor Neves, secretário municipal de meio ambiente e limpeza pública e criador do programa Operação Cidade Limpa em Cruzeiro do Sul, o sucesso do programa se deve em grande parte à participação e ao engajamento da sociedade civil.

“A implantação de programas ambientais é o cerne para o desenvolvimento sustentável dentro da administração pública, no que tange as melhores práticas ambientais, conscientização de atores envolvidos no processo e aplicabilidade junto à sociedade. A interação com a sociedade colocando a população como protagonista e parte integrante do processo de transformação política, valoriza a comunidade e obtém resultado satisfatório”, disse.

“Para nós é motivo de satisfação a gestão estar recebendo este prêmio e justamente por uma iniciativa que busca atacar um dos problemas que mais incomoda em nossa cidade que é a gestão do lixo. Isso prova que conseguimos avançar muito e isso somente foi possível mediante ao empenho do nosso secretário Ygoor, de todos os servidores da limpeza pública e da participação da sociedade, que compreendeu como é importante para a nossa auto estima viver numa cidade limpa”, agradeceu o prefeito Zequinha Lima.

Assessoria PMCZS

Redação068

Notícias do Acre