Dados do Sebrae no Acre mostra que número de empreendedores cresceu em 2022

Dados do Sebrae no Acre mostra que número de empreendedores cresceu em 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), informou que a a taxa de desemprego no segundo trimestre de 2022 caiu de 14,8% para 11,9%, sendo o percentual maior do país, classificado em 7° lugar. Diferentemente dos dados apresentados no quarto trimestre de 2021, em que o Acre teve redução de 0,6 (13,2%) no desemprego nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Estado acreano, foram abertas 8.130 empresas, com 2.399 empreendimentos fechados. Entre essas empresas 265 eram de pequeno porte (EPP,), 1.525 eram microempresa (ME) e 6.340 eram microempreendedor individual (MEI).

Outro dado da pesquisa aponta que a taxa de sobrevivência dessas empresas no estado, em dois anos, é de 83,3%. Dos 20.079 MEIs cadastrados, 13.931 estão ativos. Quanto às microempresas, são 18.401 inscritos, das quais 16.929 estão em atividade.

Os dados revelam ainda que a falta de planejamento, investimento, necessidade com afobação, falta de experiência na área, conhecimento de gestão e capacitação, levam os empresários no Acre a fechar as portas.

Vale ressaltar que o Sebrae oferece uma trilha de cursos e palestras sobre marketing e vendas, planejamento, finanças e outros, todos no formato online e presencial e de forma gratuita. Além de eventos, programações, palestras e programas/consultorias como: Sistema de Consultorias (Sebraetec), Agentes Locais de Inovação (ALI), Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), Planos de Negócios, Desenvolvimento do Ambiente de Negócios (DAN) e outros.

Redação068

Notícias do Acre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *