Em Brasília, Eduardo Velloso defende madeireiros e pecuaristas em reunião com Ibama
Pecuaristas e madeireiros de municípios do sul do Amazonas, Pará e agora Acre, vêm recebendo do Ibama um prazo de apenas cinco dias para retirar rebanhos inteiros de áreas embargadas. A “Operação Retomada” tem como alvo áreas que, em sua maioria, aguardam há anos pela conclusão dos processos de titulação de terras. O prazo de cinco dias corre a partir da notificação do fazendeiro.
O deputado federal pelo Acre, Eduardo Veloso, na última quarta-feira (12), apresentou para Frente Parlamentar Agropecuária, os problemas enfrentados pelas madeireiras e produtores rurais do Acre.
De acordo com o parlamentar, mesmo com pouco tempo, o impacto econômico é gigantesco. “O impacto econômico apenas nesse pouco tempo de embargo já é gigantesco, isso é uma falta de respeito com o trabalhador rural, são famílias que podem ficar sem o que comer, sem pagar suas contas, é desumano”, disse
“No meu estado, ao todo temos 30 madeiras trabalhando, e nessa operação tivemos 16 delas, lacradas por um mês, sem se quer ter uma denúncia. E para solucionar esse problemas de embargos, principalmente que existe em projeto de assentamentos, só iremos conseguir resolver esse problema com uma reforma-agrária”, finalizou Eduardo.