Em Rio Branco Saerb lança nova fatura de água
O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), apresentou na tarde desta segunda-feira,13, o novo modelo da conta de água que, a partir deste mês, começa a chegar às casas dos rio-branquenses. A arrecadação que antes era feita pelo Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa) agora passará a ser feita pela autarquia.
De acordo com o prefeito o intuito é não privatizar o serviço de água na cidade que é um bem de direito a todos. Tião Bocalom disse que finalmente assumiu o serviço no mês de janeiro e que o Depasa demorou um pouco mais do que se previa, para poder passar o sistema para a gestão que, hoje, está lançando a cobrança de água e que a partir de agora será em nome do Saerb.
“Quando eu quebrei essa história de privatização para evitar um aumento louco dos custos da água como aconteceu com a energia toda, foi exatamente porque a gente sabe que nós precisamos fazer um trabalho que a população precisa entender que água consumida precisa ser paga, para gente poder ter água 24h,” explicou o gestor que também alertou a todos sobre o consumo de água. “Façam sua parte. Nos ajude a controlar o consumo de água e procure pagar todas as faturas em dia”, explicou.
Mesmo com o alto valor dos produtos químicos utilizados no tratamento de purificação da água, o município manteve o valor da tarifa, afirma o diretor presidente do Saerb. Enoque Pereira disse que a tarifa vai ser a mesma que estava sendo cobrada pelo Depasa, que é uma tarifa já de 5 anos atrás e que se sabe que nesse período tudo aumentou. “Mesmo assim está sendo mantida a mesma tarifa. É uma tarifa que não cobre ainda os custos que o Saerb deve ter para poder manter tanto água, quanto esgoto”, esclareceu o diretor.
Segundo o gerente comercial do Saerb, Delson Conceição, a prefeitura já vem realizando o recadastramento com a categoria comercial e industrial, como condomínios, hotéis, restaurantes, e logo será iniciada com a categoria residencial. Delson disse ainda que a fatura que vai chegar na casa da população, a partir dessa semana, é referente a maio e que tem vencimento até o final de junho.
“Essas faturas vão chegar no seu imóvel e consequentemente também nós estaremos fazendo nossas vistorias, nossas análises, nossa atualização cadastral. A gente tem um telefone que é o 0800 750 5535, e você pode entrar em contato com esse número, de 7h da manhã até às 18h. Na OCA nós temos um atendimento que é presencial de 7h30 até às 13h30. Então toda nossa equipe vai estar pronta para atender”, concluiu.