Forte chuva causa destruição e elevação do nível do Rio Acre em Rio Branco
A forte chuva que atingiu a capital acreana, na última segunda-feira (5), causou grandes prejuízos aos moradores de vários bairros. Casas foram destelhadas, árvores caíram e uma torre de telefonia desabou no bairro Adalberto Sena em cima do prédio da Delegacia da 3ª Regional, antiga 5ª Regional.
O coordenador da Defesa Civil, coronel Cláudio Falcão, disse que foram registrados 49 mm de água em Rio Branco durante o forte temporal que atingiu toda a cidade. “O que diferencia a chuva de segunda-feira para sexta-feira são os ventos que foram muito fortes, somente na segunda foram mais de 70 ocorrências, sendo que 45 foram por queda de árvores que caíram sobre vias públicas e residências desligando a fiação elétrica sendo que os ventos chegaram até 77 km por hora”, comentou.
Neste mês de Dezembro é esperado o dobro de chuva que estava previsto para todo o mês de novembro – sendo que no mês passado a Defesa Civil obteve apenas 57% de água. Nos primeiros 5 dias do último mês do ano já choveu 206 mm – sendo que 145 mm ocorreram somente na última sexta. “Mês passado choveu 127,7 mm, sendo que o esperado era 224 mm.
Com as fortes chuvas que iniciaram em dezembro, o Rio Acre amanheceu esta terça-feira (6) com 8,74 metros em Rio Branco e continua subindo devido às chuvas que caíram nas últimas horas em diferentes pontos de sua bacia hidrográfica. Em 24 horas, o rio subiu mais de 3 metros.