Governo autoriza contratação de brigadistas para combate às queimadas no Acre

Governo autoriza contratação de brigadistas para combate às queimadas no Acre

O governo federal, por meio de uma portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), autorizou a contratação de brigadistas para atuar no combate às queimadas em três municípios do interior do Acre. A publicação foi feita no Diário Oficial da União na terça-feira, 27 de agosto de 2024.

De acordo com a portaria, as brigadas serão compostas por um chefe de brigada, dois chefes de esquadrão e doze brigadistas. O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) será responsável pela contratação dos profissionais, que atuarão nos municípios de Feijó, Sena Madureira e Brasiléia. Feijó foi apontado como o município com maior concentração de focos de incêndio na região.

Além disso, o documento prevê a contratação de um supervisor brigadista para o Prevfogo no estado do Acre. As ações visam intensificar os esforços de controle das queimadas, que atingiram níveis críticos em agosto deste ano.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) divulgou um boletim no qual alerta para a piora na qualidade do ar em várias regiões do estado, especialmente nas áreas do Alto e Baixo Acre e Purus. O boletim também revelou que, até o dia 28 de agosto, o Acre registrou 1.540 focos de queimadas, superando o total do mês de agosto de 2023.

A iniciativa de contratação de brigadistas faz parte das medidas de contenção dos incêndios florestais que, neste período, têm gerado uma densa camada de fumaça sobre a região, prejudicando a saúde pública e o meio ambiente.

Redação068

Notícias do Acre