Governo do Acre participa da GCF Task Force no Peru e firma compromisso com meio ambiente
Entre os dias 10 a 13 de outubro, foi realizado o GCF Task Force, ou Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas, no Centro Cultural de Moyamba, no Peru, onde contou com a presença de diversas autoridades brasileiras e de diversos outros países, incluindo o governador do Acre, Gladson Cameli (PP).
O intercâmbio técnico promove ao menos 7 focos da rede de experiências dentro e em toda a GCF Força de governos subnacionais, com particular nos membros de sua rede. Ao longo do intercâmbio, os membros foram a campo na observação e práticas relevantes para reduzir o desmatamento e promover uma nova economia florestal, incluindo: Iniciativas com Florestas em Pé (ecoturismo, manejo florestal sustentável, etc.) Impactos sobre os fatores de desmatamento (café, cacau, etc.) Abordagens de inclusão e gênero (pequenos produtores, mulheres, etc.) Inovação e tecnologia (energia solar, irrigação técnica, monitoramento por satélite, etc.)
O governador do Acre acompanhou o lançamento do Projeto Aliança Empresarial pela Amazônia, em evento que contou com a presença do presidente do Peru, Pedro Castillo.
“No Acre, estado que governo, temos milhares de hectares de terras degradadas que, se bem aproveitadas, podem impulsionar o nosso agronegócio. Falando de maneira mais direta, não precisamos derrubar nenhuma árvore da nossa floresta para plantar soja, milho e uma infinidade de outras culturas agrícolas”, destacou Cameli.
Ao final do evento foi firmada entre todos presentes, a Declaração de San Martín, documento que prevê maior articulação entre os governos dos países envolvidos, com o objetivo de alcançar metas climáticas, tomada de decisões públicas voltadas aos meio ambiente, promoção da participação do setor privado nas políticas ambientais, entre outros.