Governo Lula reafirma compromisso com a construção da Ponte de Rodrigues Alves sobre o Rio Juruá
O governo do presidente Lula reiterou seu compromisso com a realização do projeto da Ponte de Rodrigues Alves, sobre o Rio Juruá, que ligará o município a Cruzeiro do Sul. Em resposta a uma decisão judicial que anulou o projeto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realocou o recurso.
A decisão judicial de junho de 2023, levou à anulação do edital de contrato em andamento para a construção da ponte sobre o Rio Juruá, no município de Rodrigues Alves, inviabilizando o realização do projeto em 2023. A construção da ponte permanece no horizonte de 2024, com um investimento adicional de R$ 60 milhões, reforçando o compromisso do governo Lula em fortalecer a integração e o desenvolvimento na região amazônica.
Em uma nota de esclarecimento, o DNIT explicou que, devido à significativa alocação de recursos no valor de R$ 16 milhões para o referido projeto, e a possibilidade de devolução desses fundos, o órgão solicitou à bancada acreana, por meio do senador Alan Rick, que os recursos originalmente destinados à Ponte de Rodrigues Alves fossem redirecionados para a manutenção da BR-364/AC, no trecho que se estende de Sena Madureira a Cruzeiro do Sul.
O DNIT Acre também ressaltou que o Lula mantém o compromisso com a construção da Ponte de Rodrigues Alves, e que é uma prioridade para o departamento quanto para o governo federal.