Mais de 20 mil moradores de Rio Branco seguem isolados após fortes chuvas

Mais de 20 mil moradores de Rio Branco seguem isolados após fortes chuvas

Mais de 22 mil moradores de Rio Branco estão atingidos pelas águas de igarapés e do Rio Acre que transbordaram após forte chuva nesta sexta-feira (24), segundo dados da Defesa Civil Municipal. A prefeitura montou nove abrigos em escolas para receber as famílias desabrigadas e trabalha para abrir mais dez. Há pessoas desabrigadas pelas ruas.

Ao todo, sete igarapés transbordaram em Rio Branco. Entre eles: Almoço, Judia, São Francisco, Dias Martins, Batista, Fundo e Liberdade.

A ponte sobre o igarapé São Francisco, na avenida Antônio da Rocha Viana, apresentou rachaduras e corre o risco de ser interditada. A situação tem preocupado as autoridades de segurança. Com o nível do igarapé subindo, a água está encostando na ponte e aumentando os riscos para os veículos que passam no local.

A Polícia Militar está no local controlando o fluxo de veículos. A fila de carros já se forma ao longo da avenida.

Com a situação, os bairros da parte alta de Rio Branco correm o risco de ficar isolados, tendo em vista que a avenida Antônio da Rocha Viana tem sido a única alternativa de saída para os demais bairros da capital.

Em um vídeo enviado à imprensa, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, disse que está preparando um decreto de emergência para ser enviado ao Governo Federal, nas próximas horas desta sexta-feira (24), por conta da enchente que tem afetado diversos bairros da capital acreana.

Quem assina o documento é a vice-prefeita Marfisa Galvão, que vai encaminhá-lo ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

“Meus amigos da nossa querida Rio Branco, sei que estamos passando por um momento difícil. Quero dizer que acabei de receber um telefonema do ministro Waldez Góes, do Ministério do Desenvolvimento Regional, dizendo que está à disposição da nossa cidade, se solidarizando com o nosso povo”, destacou o prefeito.

“O ministro garantiu que será feito um reconhecimento sumário do nosso pedido, com urgência, para que a gente possa iniciar as tratativas e ajudar nossa população”, afirmou.

Bocalom garantiu que pelo menos R$ 5 milhões já foram empenhados, de recurso próprio do executivo municipal, para ajudar as famílias afetadas.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (24) à imprensa, o Governo do Estado suspendeu as aulas nas escolas da rede pública de ensino de Rio Branco, por conta da alagação que tem atingido toda a capital acreana, em decorrência das chuvas.

“A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre informa que as aulas nas escolas estaduais de Rio Branco estão suspensas por tempo indeterminado, devido aos pontos de alagação causados pelas fortes chuvas na cidade”, destaca.

Redação068

Notícias do Acre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *