Ministério da Saúde anuncia construção de Policlínica em Rio Branco

Ministério da Saúde anuncia construção de Policlínica em Rio Branco

O Ministério da Saúde anunciou a construção de uma nova policlínica em Rio Branco, capital do Acre. A iniciativa faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e inclui a construção de 55 unidades de saúde em 24 estados brasileiros, beneficiando mais de 19 milhões de pessoas. O investimento total no projeto é de R$ 1,65 bilhão, com cada unidade custando em média R$ 30 milhões.

Segundo Henrique Chaves, diretor de Programa da Secretaria Executiva (SE) do Ministério da Saúde, “essa é a primeira vez que policlínicas serão construídas com recursos federais”. As novas unidades funcionarão como centros integrados de cuidado, oferecendo núcleos de atenção para diferentes públicos, incluindo homens, mulheres e crianças, além de espaços de reabilitação para pacientes com sequelas de AVC e doenças respiratórias.

Mirela Pessatti, arquiteta responsável pelo projeto, explicou que a proposta é centralizar todos os procedimentos em um único local, o que otimiza o tempo dos pacientes e melhora os resultados dos tratamentos. “Com isso, desafogamos outros pontos de atenção como os hospitais, otimizamos tempo e salvamos mais vidas, agindo em tempo oportuno”, disse Pessatti.

As policlínicas oferecerão uma ampla gama de serviços, incluindo exames de imagem como ressonância magnética e tomografia, consultas com especialistas em áreas como cardiologia e neurologia, além de pequenos procedimentos cirúrgicos. As unidades também servirão como espaços de formação e qualificação para profissionais de saúde, com tecnologia da informação sendo usada para apoio à inteligência sanitária nos territórios.

Projetadas com foco em sustentabilidade, as policlínicas contarão com ventilação e iluminação natural, sistemas de reuso de água e captação de energia solar. Todas as instalações serão preparadas para a implementação da telessaúde, com espaços dedicados à tecnologia da informação.

A construção dessas unidades de saúde faz parte do Programa Mais Acesso a Especialistas, que busca reduzir a burocracia e acelerar o acesso dos pacientes a exames e consultas especializadas, melhorando a eficiência do sistema público de saúde.

Fonte: Ministério da Saúde / Foto: Pedro Devani/SecomAcre

Redação068

Notícias do Acre