MPAC e PM deflagram segunda fase da Operação Checklist

MPAC e PM deflagram segunda fase da Operação Checklist

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com a Polícia Militar do Estado do Acre, deflagrou neste sábado, 20, a segunda fase da operação “Checklist”, que envolveu o cumprimento de 92 mandados judiciais expedidos pela Vara de Delitos de Organização Criminosa.

Foram 58 mandados de prisão preventiva e 34 mandados de busca e apreensão em Rio Branco, Sena Madureira, Xapuri, Porto Acre, Santa Rosa do Purus, Acrelândia e Plácido de Castro, além dos estados de Rondônia e Goiás.

“Importante destacar que esse é um trabalho conjunto desenvolvido pelo Ministério Público, através do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado, com a Polícia Militar do Estado do Acre, através do Setor de Inteligência. A produção de conhecimento que levou à deflagração dessa operação já vem de um trabalho que ocorre há vários anos”, disse o coordenador do Gaeco, promotor de Justiça Bernardo Albano.

Mais de 100 policiais militares atuam na operação “Checklist”, que também teve o apoio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, além de promotores de Justiça dos Gaecos do Acre e Rondônia, e servidores do MPAC.

“Além dos mandados de busca e apreensão, e dos mandados de prisão cumpridos, conseguimos lograr êxito em realizar alguns flagrantes de tráfico de entorpecentes e porte de arma de fogo.

Esse é um trabalho importante na área da segurança pública”, definiu o tenente-coronel Prigulin Araújo, chefe da Assessoria de Inteligência da Polícia Militar.

Operação “Checklist”

O nome da operação decorre do aprofundamento das investigações acerca do núcleo burocrático da organização criminosa que operava no controle de novos ingressos, permanências e exclusões de seus quadros realizando um verdadeiro “checklist” dos dados de cadastro de seus integrantes.

A primeira fase da Operação foi deflagrada em julho deste ano, com o cumprimento de 58 mandados judiciais em Rio Branco, Tarauacá, Jordão, Cruzeiro do Sul e Feijó.

Agência de Notícias do MPAC

Redação068

Notícias do Acre