MPAC empossa quatro novos procuradores de Justiça

MPAC empossa quatro novos procuradores de Justiça

Nesta sexta-feira, 06, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), o Ministério Público do Acre empossou os promotores de Justiça Meri Cristina Amaral Gonçalves, Alessandra Garcia Marques, Francisco José Maia Guedes e Getúlio Barbosa de Andrade no cargo de procurador de Justiça.

A posse foi realizada durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, presidido pelo procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento, com a presença do governador Gladson Cameli, o corregedor nacional do MP, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, entre outras autoridades.

A promoção dos novos membros foi aprovada pelo Conselho Superior em março deste ano e movimenta a carreira no Ministério Público acreano. A conclusão dos processos por critérios de antiguidade e merecimento foi uma das primeiras iniciativas do procurador-geral à frente do MPAC, que em seu discurso destacou a trajetória dos novos procuradores e pediu ousadia no exercício da nova função.

“Cumpram esta nova etapa na carreira de vocês com o mesmo brilho nos olhos do promotor de Justiça substituto. Tragam para o segundo grau aquela ousadia do jovem guerreiro que venceu a batalha, mas que ao longo da sua vida, por ter enfrentado diversas batalhas, agora possui a larga experiência de um general, que lutou incansavelmente por Justiça, todos os dias da sua vida como membro do Ministério Público brasileiro”, disse.

Os empossados

A promotora de Justiça Meri Cristina, então titular da 1ª Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente, agora responde pela 3ª Procuradoria de Justiça Especializada.

O promotor de Justiça Francisco José Maia Guedes assumiu a 4ª titularidade da Procuradoria de Justiça Especializada por duplo critério. Já o promotor Getúlio Barbosa de Andrade passa a responder pela 5ª titularidade da Procuradoria Cível.

Alessandra Garcia Marques passa a ocupar 1ª Titularidade da Procuradoria Cível. Em nome dos colegas, a procuradora falou dos desafios impostos pela nova missão.
“Apesar da realidade que vivenciamos, devemos dizer que estamos alegres pela passagem que aqui é concretizada, ao mesmo tempo que estamos todos cientes de nossos desafios e responsabilidades. Sabemos o peso de nossas funções sobre nossos ombros”, acrescentou.

O corregedor nacional do Ministério Público, que é membro do MPAC, também fez uma fala voltada para os desafios que o país enfrenta e sobre o papel do MP brasileiro.

“A sociedade confia e não espera outra coisa que não seja exercer a nossa própria causa: ser Ministério Público, defensor da democracia e do Estado de Direito, especialmente em tempos marcados por diversos desafios, instando os Poderes e instituições a realizarem um verdadeiro pacto em prol da consecução da justiça social”, pontuou.

O governador Gladson Cameli parabenizou os empossados reafirmando que defende um Ministerio Público forte para o Acre e o Brasil. “Quero parabenizar cada um dos nobres novos procuradores e procuradoras de Justiça por mais essa vitória. Reafirmo meu compromisso em lutar pelo crescimento da instituição e me deixo à disposição para buscar soluções que tragam qualidade no atendimento ao cidadão comum”, disse o governador.

Também compuseram o dispositivo de honra, o corregedor-geral do MPAC, Álvaro Luiz Araújo Pereira, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Waldirene Cordeiro, o representante do Poder Legislativo, deputado estadual Pedro Longo, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, o senador Sérgio Petecão, o reitor em exercício da Ufac, professor Carlos Paula, a representante da OAB/AC, Ana Caroline Afonso, a defensora pública-geral, Simone Azambuja e o membro da diretoria da Associação do Ministério Público do Acre (Ampac), promotor de Justiça Luís Henrique Rolim.

Agência de Notícias do MPA / Ana Paula Pojo

Redação068

Notícias do Acre