MPAC participa de inauguração de monumento em homenagem ao Patrono da Marinha

MPAC participa de inauguração de monumento em homenagem ao Patrono da Marinha

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), representado pela procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, participou na manhã desta sexta-feira (16) de uma homenagem ao Patrono da Marinha do Brasil, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, com a inauguração de estátua no Calçadão da Gameleira.

Nascido em 13 de dezembro de 1807, o Almirante Tamandaré dedicou 66 anos de serviço à Marinha do Brasil e participou de episódios decisivos na formação do país, a exemplo de lutas pela Independência do Brasil e a Guerra do Paraguai. Além de militar exemplar e exímio marinheiro, teve trajetória marcada pela honradez e pela extrema lealdade à jovem Nação Brasileira, cujos interesses do Brasil sempre estiveram acima da sua própria vontade ou dos seus interesses pessoais.

A cerimônia, promovida pelo Comando do 9º Distrito Naval, faz parte das comemorações do bicentenário da independência do País. A iniciativa tem o propósito de difundir os heróis nacionais que serviram à Marinha, a fim de despertar o interesse pela história, além de inspirar sentimentos de civismo e orgulho dos antepassados.

Estiveram presentes também no evento o comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, autoridades militares, civis e convidados da capital acreana. Em mensagem lida na solenidade, o comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, exaltou a trajetória e os feitos do Almirante Tamandaré, e agradeceu aos parceiros pela realização do evento.

“Em nome da nossa Marinha do Brasil, agradeço penhoradamente às instituições, empresas e personalidades amigas da Marinha que nos apoiaram nesse empreendimento cívico, assim como agradeço às organizações militares participantes pela concretização deste belo evento. O esforço de todos vocês, certamente, contribuirá para alimentar e manter aceso o fervor patriótico nos corações de muitas gerações de brasileiros”, disse.

A procuradora de Justiça Rita de Cássia destacou a parceria do MP acreano com a Marinha do Brasil, em especial na promoção de ações conjuntas para oferta de cidadania e Justiça a ribeirinhos da região do Vale do Juruá por meio do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Doutor Montenegro, e também falou sobre a homenagem.

“Importante homenagem ao Almirante Tamandaré, um reconhecimento à sua contribuição histórica há mais de 200 anos. A inauguração desse monumento, que agora se torna mais uma atração na orla da capital, ajuda a preservar a sua memória e a valorizar a história do Brasil”, ressaltou.

Assessoria – MPAC – * Com informações da Agência Marinha de Notícias
https://www.mpac.mp.br

Redação068

Notícias do Acre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *