MPAC realiza ciclo de palestras sobre desinformação e voto consciente

MPAC realiza ciclo de palestras sobre desinformação e voto consciente

Assessoria

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Secretaria de Estado de Educação, promoveu nesta quarta-feira, 17, um ciclo de palestras abordando a segurança do processo eleitoral, voto consciente e notícias falsas sobre as eleições . As palestras foram direcionadas a estudantes de ensino médio e integram as ações da campanha “Democracia: Confirma”.

O procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento participou da abertura do evento, ressaltando a importância da parceria entre as instituições para combater informações falsas, que colocam em dúvida a segurança do sistema eleitoral do país.

“Hoje é um dia muito especial porque estamos colocando em prática o acordo que o MPAC selou com a Secretaria de Educação e o TRE para a defesa da democracia. É através do voto exercido com consciência que podemos escolher os melhores representantes aos cargos previstos nas eleições gerais. Por isso, é importante combater a desinformação para que o processo eleitoral possa ocorrer com serenidade e os eleitores tenham o direito de fazer uma escolha livre, pois não há democracia sem o voto livre e consciente”, disse.

O secretário estadual de Educação, Aberson Carvalho, reforçou que a iniciativa promoverá uma maior consciência sobre o poder e a responsabilidade do voto. “Este ano tivemos o maior número de jovens credenciados a escolher seus representantes. Os estudantes que vão votar pela primeira vez terão a oportunidade de olhar para a democracia e concluir que este é o melhor sistema que representa individual e coletivamente todos nós”, afirmou.

A participação dos jovens nas decisões políticas também foi mencionada pelo membro efetivo da Classe de Advogados da Corte Eleitoral Acreana, Armando Dantas Júnior. “Esse apoio mútuo entre as instituições é o que faz com que a conscientização política chegue cada vez mais às escolas, que é exatamente o que a gente precisa”, concluiu.

Palestras

A primeira palestra foi ministrada pela procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional (Caop) de Defesa dos Direitos Humanos, Kátia Rejane de Araújo, que falou sobre a importância da participação de mulheres na política, uma vez que elas ainda são minoria ocupando cargos públicos.

O procurador de Justiça Sammy Barbosa proferiu a segunda palestra, abordando sobre a necessidade de avaliar os candidatos aos cargos públicos e suas propostas, para garantir uma boa escolha. Em seguida, Armando Dantas Júnior encerrou o ciclo de palestras falando sobre o papel da Justiça Eleitoral para garantir o cumprimento de normas e a transparência durante as eleições.

O evento contou ainda com a participação do corregedor-geral Álvaro Luiz Araújo Pereira, da procuradora-geral para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, do procurador de Justiça Getúlio Barbosa, e do promotor de Justiça Almir Fernandes Branco.

Redação068

Notícias do Acre