O programa Pré-Enem Legal tem se consolidado como uma das principais ferramentas de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os estudantes da rede pública no Acre. Dados da divisão responsável pelo projeto mostram que as ações chegaram a mais de 14,5 mil estudantes, com investimento de R$ 34.366,78.
Segundo Humberto Miranda de Lima, chefe da divisão responsável pelo projeto, a iniciativa já se tornou parte da rotina das escolas, tanto na capital quanto no interior. Nas ações presenciais, como oficina, itinerância e aulões, foram registrados 9.535 estudantes e mais 5.008 visualizações foram contabilizadas em lives, podcasts e visualizações do site.
O estado do Acre contabilizou 28.962 inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Uma novidade dessa edição foi a inscrição pré-preenchida de 10.073 estudantes concluintes do ensino médio da rede pública, dos quais 8.212 confirmaram a inscrição (81,52%). Do total de inscritos no estado, 21.116 são isentos e 7.846, pagantes.
“No início havia um certo receio sobre os benefícios reais do programa, mas hoje ele já é esperado pelas escolas e gestores. As aulas estão cada vez mais focadas, com mais conteúdo e mais tempo de dedicação. Passamos o dia inteiro com os alunos, abordando todas as disciplinas, inclusive redação”, afirmou.
Ele destacou que o crescimento do programa tem sido acompanhado por melhorias na estrutura e na metodologia, com professores especializados que conhecem a prova do Enem e conseguem motivar os estudantes, especialmente os que vivem em áreas mais afastadas.
Além das aulas presenciais, o projeto também investe fortemente na modalidade online, permitindo que os alunos tenham acesso a videoaulas, podcasts, lives e materiais didáticos a qualquer hora do dia. “Hoje não tem como desvincular o Pré-Enem Legal das aulas presenciais e da parte online. O aluno pode acessar o conteúdo quando quiser, seja para assistir uma aula gravada ou para revisar com os slides que disponibilizamos”, explicou.
Outro ponto destacado por ele foi a facilidade na inscrição do Enem 2025, que veio pré-preenchida, algo inédito. Ele conta que isso ajudou muitos alunos que enfrentavam dificuldades com acesso à internet ou com os próprios dados pessoais.
“Com a inscrição pré-preenchida, bastava escolher a língua estrangeira e confirmar com a senha do GOV. As escolas montaram laboratórios e em poucos minutos os alunos já estavam inscritos”, disse.
Para o chefe da Divisão, o Pré-Enem Legal é hoje um projeto essencial para garantir que os estudantes da rede pública tenham condições reais de competir por uma vaga no ensino superior. “O programa cresceu, se fortaleceu e se tornou indispensável na agenda das escolas”, concluiu.
Em ação itinerante, em junho, a equipe do projeto chegou a Santa Rosa do Purus, cidade de difícil acesso, levando toda a estrutura necessária para a preparação dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Paolino Maria Baldassari. A experiência teve um impacto marcante para Lanna Tawanny de Lima, que teve suas perspectivas transformadas a partir do contato com o projeto.
“Foi muito importante, pois nos orientou e esclareceu diversas dúvidas que tínhamos. Os professores foram extremamente didáticos, compartilharam muitas dicas e nos ensinaram como montar um cronograma de estudos eficaz, que realmente fará a diferença. Essas orientações vão nos ajudar a colocar em prática nosso plano de estudos, e nós, alunos do terceiro ano do ensino médio, somos muito gratos”, afirmou.
Para João Pedro Araújo, o Pré-Enem foi um divisor de águas. Estudante da Escola Djalma da Cunha Batista, em Tarauacá, ele afirma que o projeto fez toda a diferença em sua trajetória. Com o incentivo recebido, conquistou a tão sonhada aprovação no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Acre (Ufac), superando todas as expectativas, inclusive as dele mesmo.
“Conheci o Pré-Enem Legal por meio de uma visita à minha escola. Antes disso, eu sequer cogitava cursar o ensino superior. Não tinha perspectivas nem sonhos nesse sentido. Mas, dentro do projeto, me senti verdadeiramente acolhido por professores atenciosos, que me instruíram com os melhores conteúdos e estratégias para ingressar na faculdade”, relembra.
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