E-mail

contato@site068.com.br

WhatsApp

https://site068.com.br/

Anúncio
Aleac

Aleac realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia do Administrador

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou, nesta quinta-feira (25), uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Administrador. A iniciativa at...

25/09/2025 16h48
Por: Redação068
Fonte: Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou, nesta quinta-feira (25), uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Administrador. A iniciativa atendeu ao Requerimento nº 79/2025, de autoria do deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD).

Continua após a publicidade

O evento reuniu autoridades do setor público e representantes da área de Administração, reconhecendo a relevância desses profissionais para o desenvolvimento organizacional, econômico e social do Estado.

Continua após a publicidade

A mesa de honra da solenidade foi presidida pelo deputado Adailton Cruz (PSB) e contou com a presença da presidente do Conselho Regional de Administração (CRA-AC), Ângela Maria Bessa Flemig; do secretário de Estado de Administração, Paulo Roberto; do secretário municipal de Administração de Rio Branco, Marcus Frederick Freitas de Lucena; da coordenadora do curso de Administração do Ifac, professora Poliana Rufino; e do conselheiro estadual de Administração, Michel Furtado.

Em sua fala, o deputado Adailton Cruz destacou a importância de valorizar os administradores acreanos e parabenizou o colega Eduardo Ribeiro pela iniciativa da homenagem.

“Quero aqui agradecer e parabenizar o deputado Eduardo Ribeiro pelo requerimento e pelo gesto simbólico que está propiciando esse momento. Para mim, é muito gratificante estar participando desta sessão, não só para deixar a nossa mensagem de apoio e nos dispor a contribuir com os profissionais da Administração, mas também para conhecer mais sobre essa área. Todos os profissionais têm sua relevância e são essenciais no fortalecimento e no desenvolvimento de políticas públicas e privadas para que a nossa sociedade cresça e alcance resultados mais positivos”, afirmou o parlamentar.

Representando a categoria, o conselheiro estadual de Administração, Michel Furtado, ressaltou o simbolismo da data e a importância da profissão para o desenvolvimento social e econômico do país. Ele lembrou ainda que 2025 marca os 60 anos de regulamentação da profissão no Brasil.

“Hoje é um momento muito especial, celebramos um marco extraordinário, nosso Jubileu de Diamante, os 60 anos da profissão de administrador no Brasil. A administração, enquanto ciência e profissão, carrega a responsabilidade de transformar problemas em soluções, de otimizar recursos e de unir equipes em torno de grandes propósitos. Os administradores são os verdadeiros estrategistas do nosso tempo. Quero deixar especialmente uma mensagem para os administradores, presentes e futuros, que nunca deixemos de sonhar com uma sociedade mais justa e eficiente, que sejamos protagonistas das transformações que o Brasil e o mundo precisam”, declarou.

O administrador e conselheiro Ronildo Araújo também fez uso da tribuna e ressaltou a relevância da profissão para o fortalecimento das instituições e da sociedade. Ele agradeceu a iniciativa da Aleac em valorizar os administradores acreanos.

“Hoje é uma grande honra festejar os 60 anos da Administração no Brasil. Quero de coração agradecer à Assembleia e ao deputado Eduardo Ribeiro por essa iniciativa que valoriza a profissão e dá visibilidade ao trabalho de milhares de administradores. A administração é muito mais do que uma profissão, é uma ciência que organiza, planeja, fiscaliza e transforma. Ao longo da minha trajetória aprendi que administrar é mais do que gerir números, é cuidar de pessoas, encontrar soluções e ter coragem de inovar. O verdadeiro papel do administrador é ser agente de desenvolvimento humano e social”, destacou.

Representando o Instituto Federal do Acre (Ifac), a professora Poliana Rufino destacou a relevância da educação na formação de novos gestores e a missão da instituição em preparar profissionais que ocuparão espaços ainda carentes de representação.

“Hoje, profissionalmente, me identifico como uma mulher administradora, mas com foco muito claro na missão de formar novos gestores. Tenho alunos aqui presentes, do curso de Administração do campus Rio Branco, que me fortalecem diariamente e me ensinam muito. Eles são a base, e eu espero que esses espaços em que ainda não nos fazemos presentes, eles possam ocupar. A educação está na base de tudo, e é através dela que consolidamos a administração como instrumento de transformação”, afirmou.

Representando na ocasião o prefeito de Rio Branco, Bocalom, o secretário municipal de Administração, Marcus Frederick Freitas de Lucena, destacou sua trajetória como administrador e a relevância do Conselho Regional de Administração para a valorização da categoria.

“Hoje estou sendo honrado duas vezes: primeiro, como administrador de formação, desde 2006, e depois como representante do nosso prefeito Sebastião Bucalon. Quero cumprimentar o deputado Eduardo Ribeiro pela iniciativa, o deputado Adailton Cruz pela condução da sessão e a professora Ângela Bessa, nossa grande mestre, que transcendeu a universidade e é referência para todos nós. O nosso Conselho é um dos mais jovens do país e tive a oportunidade de integrá-lo por dois mandatos, em um ambiente sempre muito plural e comprometido. Deixo também um abraço ao nosso conselheiro federal, Fábio Mendes, que tem contribuído muito para a consolidação e o fortalecimento da nossa profissão”, afirmou.

Em seguida, a presidente do Conselho Regional de Administração do Acre (CRA-AC), Ângela Maria Bessa Flemig, ressaltou que a data é um momento de celebração, mas também de reflexão sobre os avanços e desafios da profissão.

“Hoje reunimos-nos para celebrar uma profissão que, ao longo de 60 anos, tem sido fundamental para o desenvolvimento das organizações públicas, privadas e da sociedade brasileira. O Dia do Administrador, comemorado em 9 de setembro, nos convida não apenas à celebração, mas também à reflexão sobre conquistas, desafios e inovações do presente e do futuro.

Em tempos de transformação acelerada, não há como dissociar o pilar social dos aspectos ambientais e de governança. É essencial criar ambientes saudáveis e produtivos, capazes de estimular talento e criatividade, ao mesmo tempo em que avançamos na gestão de pessoas como diferencial estratégico. Criar espaços de segurança psicológica é papel da liderança contemporânea, permitindo que as pessoas expressem sua autenticidade e contribuam plenamente.

Portanto, nesta sessão solene, honramos não apenas nossa trajetória, mas a de todos os profissionais que, com dedicação, sabedoria e paixão, contribuem para o crescimento e a transformação da sociedade”, enfatizou.

Durante o encerramento da sessão, o deputado Adilton Cruz destacou novamente a importância do trabalho da categoria e enalteceu a atuação parlamentar de colegas, em especial do deputado Eduardo Ribeiro, reconhecendo sua dedicação, desprendimento e compromisso com o bem público. Adilton ressaltou ainda que os administradores representam eficiência e progresso na gestão pública e privada, reforçando a necessidade de que continuem ocupando os espaços que merecem, contribuindo com conhecimento e responsabilidade para o avanço coletivo.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Fotos: Sérgio Vale

Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac
Foto: Reprodução/Aleac