A 19ª edição da Primavera dos Museus teve início nesta quinta-feira, 25, em Rio Branco, com o tema Museus e Mudanças Climáticas. A programação, que segue até sábado, 27, é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e inclui palestras, dinâmicas discursivas, visitas guiadas ao Museu dos Povos Acreanos (MPA), caminhada no Parque Capitão Ciríaco e um ato simbólico de plantio de mudas. Todas as atividades buscam refletir sobre o papel dos museus na conscientização e no enfrentamento da crise climática, além de reforçar a importância da preservação do patrimônio cultural e natural.
No Acre, a iniciativa conta com apoio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), que incentiva a participação da sociedade e reforça a aproximação entre os museus e a comunidade.
A abertura da programação foi realizada no Auditório Florentina Esteves, no MPA, com a palestra “O papel estratégico dos museus frente à crise climática”, ministrada pela professora Rayane Ribeiro, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), para estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Lourenço Filho.
De acordo com Matheus Gomes, da Assessoria de Assuntos Institucionais da FEM, a temática dialoga diretamente com as exposições do MPA. “Temos uma conexão natural com esse tema, pois estamos na floresta e nossas memórias estão ligadas ao conceito de preservação. Pautas como as mudanças climáticas são de grande relevância”, afirmou.
O coordenador do MPA, Ferleno Ferreira, reforçou a importância dos museus no debate climático. “Eles não são apenas espaços para guardar o passado, mas também para provocar reflexões sobre o presente e inspirar caminhos para o futuro. Aqui mostramos como os povos da floresta sempre souberam viver em equilíbrio com a natureza. Esse conhecimento é uma chave para pensarmos soluções mais sustentáveis”, destacou.
A Primavera dos Museus busca ampliar a conexão entre instituições culturais e a comunidade local, fortalecendo a visibilidade dos museus e reafirmando seu papel como centros de preservação e difusão do conhecimento. O evento também promove o acesso democrático à cultura, valoriza o patrimônio histórico e estimula a educação e a reflexão sobre temas contemporâneos de relevância social.
16h – Dinâmica Discursiva – “Patrimônio histórico estadual: reconhecimento do eu no enfrentamento do contexto climático acreano”, com Ítalo Facundes, chefe do Departamento Histórico e Cultural da FEM – no Auditório Florentiva Esteves (MPA)
14h – Visita guiada ao MPA
15h – Caminhada ao Parque Capitão Ciríaco
16h – Visita guiada ao Parque Capitão Ciríaco
17h – Ato simbólico de plantio de mudas no Parque Capitão Ciríaco
The post Museu dos Povos Acreanos participa da 19ª Primavera dos Museus e promove debate sobre mudanças climáticas appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade