No intuito de compreender os desafios e trocar experiências na implementação dos projetos no estado, os integrantes da Comitiva Internacional da Missão de Monitoramento e Avaliação 2025, participaram nesta quarta-feira, 24, e quinta-feira, 25, de reuniões técnicas com os representantes dos órgãos coexecutores do Programa REM Acre. Os encontros foram realizados no Palácio das Secretarias, em Rio Branco.
A visita da Comitiva Internacional representa não apenas uma vistoria, mas também um momento de diálogo construtivo na busca de soluções para os desafios identificados, fortalecendo a transparência e a parceria entre os governos da Alemanha e Reino Unido, por meio do Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW) e o governo do Acre.
Durante as apresentações, as equipes técnicas dos órgãos coexecutores do REM Acre, apresentaram os principais desafios logísticos e operacionais encontrados, pontuando os planejamentos para deslocamento com o objetivo de atender as demandas das comunidades e prestar o apoio necessário para a chegada dos benefícios aos produtores, extrativistas e indígenas.
A coordenadora-geral do Programa REM Acre, Marta Azevedo, pontuou que conhecer os desafios é essencial para entender as complexidades e a realidade dos órgãos, atender as demandas e melhorar a qualidade de vida das comunidades.
“As reuniões ocorridas durante o período da missão de monitoramento dos financiadores, bem como as visitas in loco nas áreas de implementação dos projetos do REM são importantes porque elas permitem um alinhamento na execução entre a visão dos financiadores com a realidade local e são nessas visitas que conseguimos redirecionar a execução de projetos para que tenham um maior êxito na vida das pessoas”, destacou Marta.
O assessor técnico do Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW), Sören Schopferer, ressalta que as visitas ajudam a identificar os desafios e os gargalos enfrentados pelo Estado, possibilitando uma melhor compreensão na hora de buscar soluções.
“Sempre que comparamos o que foi planejado com o que está acontecendo na prática, conseguimos identificar quais aspectos do projeto estão funcionando bem e quais não estão. Isso nos permite ajustar o projeto, realocar recursos e buscar formas de melhorar os resultados, até mesmo superando o que foi inicialmente previsto, garantindo que os recursos sejam usados de forma eficiente e responsável, estando direcionados para os objetivos do programa”, salientou o técnico alemão.
Na oportunidade, também foram destacados os resultados alcançados, demonstrando o impacto positivo do programa, evidenciando os avanços nas operações de combate ao desmatamento e o fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis.
O Eixo de Comando e Controle, comandado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc), apresentou resultados positivos no combate e prevenção do desmatamento no território acreano em 2025. Foram mais de 3.600 ocorrências atendidas e 18 brigadas de incêndios formadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC); 348 autos de infrações aplicados pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac); 386 polígonos totalizando 3,63 mil hectares vistoriados e 84 operações integradas com os órgãos estaduais e federais pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA/PMAC); 7 missões aéreas de fiscalização ambientais realizadas pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer/Sejusp).
Os resultados do subprograma Territórios de Produção Familiar Sustentável também demonstram a eficácia dos projetos. São 514 extrativistas capacitados em boas práticas e produção de mudas de castanha-do-brasil; 250 produtores beneficiados na cadeia produtiva do mel, com entregas de kits de apicultura e meliponicultura; 343 produtores identificados, totalizando 440 hectares a serem mecanizadas pela cadeia produtiva da mandioca; 28 hectares plantados com mudas de pupunha, beneficiando 194 produtores de 3 municípios do estado; 150 kits de beneficiamento da borracha distribuídos e 137 produtores capacitados pela cadeia produtiva do látex; e 129 extrativistas receberam em 2025 o pagamento do subsídio da borracha, totalizando R$ 162.750 mil reais.
Os resultados alcançados e apresentados, reforçam o compromisso do governo do Acre com o cumprimento das metas estabelecidas no Programa REM Acre, demonstrando que além da parceria financeira, está sendo construída uma aliança que gera renda, melhoria de vida das populações e que é possível preservar e conservar a floresta em pé.
A missão conta com a presença da gerente de programa e assessora política, representantes do governo britânico, Svenja Bunte, e a primeira-secretária de Diplomacia Climática, Olivia Murphy, além do gerente de Portfólio de Projetos do Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW), Ingo Baum.
The post Governo do Acre apresenta para comitiva internacional os desafios e resultados da implementação do Programa REM Acre – Fase 2 appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade